Festa junina reuniu quase 2 mil frequentadores do Centro da Melhor Idade na Praça de Eventos, consolidando as políticas de bem-estar e socialização para a terceira idade.
A Praça de Eventos de Poá foi palco, na última sexta-feira (19/06), de uma celebração histórica: o Arraiá da Melhor Idade. Organizado de forma integrada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e pelo Fundo Social de Solidariedade, o evento atraiu quase 2 mil idosos atendidos pela rede municipal, consolidando-se como a maior edição da festividade já realizada na cidade.
O prefeito Saulo Souza e a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Flavia Souza, acompanharam as atividades, que transformaram o espaço público em um cenário acolhedor, totalmente decorado com motivos juninos.
Integração, cultura e saúde preventiva
A programação foi planejada para garantir o máximo de entretenimento e conforto aos participantes, incluindo:
- Gastronomia e tradição: Barracas com pratos e doces típicos juninos, além de brincadeiras clássicas de quermesse.
- Lazer e memórias: Ambientes instagramáveis para registros fotográficos, sorteios de prêmios especiais e animação comandada por DJ.
- Protagonismo: Apresentações de dança e quadrilha ensaiadas e protagonizadas pelos próprios frequentadores do serviço municipal.
“Vivemos uma tarde especial, celebrando a vida e cultivando essa cultura tão única. A entrega do Centro da Melhor Idade e a realização de eventos como esse significam um idoso a menos procurando atendimento de saúde nas UBSs ou no Pronto Atendimento. Em espaços de convivência, eles ganham saúde física, acolhimento e uma vida mais feliz”, defendeu o prefeito Saulo Souza.
A primeira-dama Flavia Souza reforçou que o objetivo do Fundo Social é estruturar ações contínuas que elevem a autoestima e fortaleçam os vínculos comunitários da população idosa. No mesmo sentido, o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Wellington Teixeira, apontou que o município hoje se posiciona como uma referência regional no atendimento humanizado à terceira idade.
Aprovação de quem participou
A energia do evento foi celebrada pelos próprios poaenses. Frequenta- dora assídua das atividades, Marines Calisto elogiou a organização do encontro e a oportunidade de rever amigos. O sentimento de pertencimento também foi destacado por Zenilda Rocha, que ressaltou a importância de contar com eventos pensados exclusivamente para o bem-estar e a diversão da melhor idade.
Estrutura de referência no Alto Tietê
O sucesso do Arraiá reflete o impacto do novo Centro da Melhor Idade “José Mariano dos Santos” (Alameda Pedro Calil, 140 – Centro). Inaugurado em março pelo prefeito Saulo Souza dentro do cronograma de aniversário da cidade, o complexo dispõe de infraestrutura moderna com:
- Sala de pilates e quadras esportivas adaptadas.
- Espaço de tecnologia voltado à inclusão digital e salão de jogos.
- Espaço da beleza, refeitório e salas multiuso com acessibilidade plena.
Com capacidade para assistir até 2 mil idosos, o equipamento público oferece oficinas gratuitas de artesanato, atividades físicas e ações culturais que visam garantir envelhecimento ativo e dignidade aos moradores de Poá.
Foto: Irineu Júnior


