Evento pioneiro promovido pela Secretaria de Cultura reuniu mais de 2 mil pessoas e mobilizou cerca de 500 alunos de oficinas artísticas gratuitas.
A região central de Itaquaquecetuba transformou-se em um grande palco a céu aberto no último sábado (20/06). A praça Padre João Álvares recebeu a primeira edição do programa Vitrine Cultural, iniciativa que atraiu mais de 2 mil moradores para acompanhar o resultado prático dos investimentos em formação artística e fomento à economia criativa na cidade.
A programação foi protagonizada por cerca de 500 estudantes que frequentam os cursos descentralizados do município. No palco e no entorno da praça, o público conferiu apresentações e mostras de capoeira, violão, teclado, canto coral, desenho, pintura, teatro, além de coreografias de ballet, dança contemporânea e dança do ventre.
A expansão dos cursos livres na cidade é financiada por meio do Fundo Municipal de Cultura. Por meio de editais públicos, artistas, produtores e educadores locais são selecionados para ministrar oficinas gratuitas, descentralizando o acesso ao conhecimento e gerando novas oportunidades de renda na cadeia do audiovisual e das artes.
Orientações institucionais e suporte ao cidadão
Além de entretenimento, o evento funcionou como um ponto de atendimento avançado para quem deseja ingressar no cenário artístico. As equipes da Secretaria de Cultura realizaram 200 atendimentos de orientação à comunidade, divididos entre esclarecimentos sobre inscrições em novos cursos (70), editais de fomento e frentes de incentivo financeiro (50) e informações sobre projetos gerais (80).
“O programa mostrou a força da produção cultural de Itaquá e o resultado dos investimentos realizados na formação artística da população”, celebrou o prefeito Eduardo Boigues, destacando a consolidação das políticas de fomento no município.
Para a secretária de Cultura, Maria Ana Rosa, o expressivo engajamento dos moradores valida a estratégia de levar as ações para as praças públicas, dando visibilidade e valorizando o empenho de alunos, professores e fazedores de cultura locais.
Ações de saúde e cidadania na praça
Em uma dinâmica multissetorial, a ação também aproximou serviços públicos essenciais dos frequentadores:
- Prevenção e Cuidado: A Secretaria de Saúde disponibilizou equipes para a realização de testes rápidos e distribuição de materiais informativos focados na prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
- Direitos e Tecnologia: A Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania marcou presença com a van itinerante Atende+ Cidadania e Saúde. No veículo, a população pôde efetuar cadastros no Agiliza SUS, acessar o aplicativo Meu SUS Digital, recuperar o acesso à conta federal Gov.br e receber apoio e orientações sobre as redes de proteção e acolhimento à mulher no município.
Fotos: Mariana Acioli


