A Secretaria Municipal de Saúde de Suzano ultrapassou a marca de mil ações dedicadas à saúde da mulher após a realização do segundo “Dia D”, no último sábado (22/03). As atividades, que ocorreram na Clínica da Família André Cano Garcia e na Unidade de Saúde da Família (USF) Vereador Gregório Bonifácio da Silva, somaram-se aos procedimentos realizados na Clínica da Mulher Claudete Oliveira dos Santos, no dia 8 de março.
No total, foram realizadas 1.024 ações, incluindo exames, consultas, palestras e atividades de conscientização sobre a saúde feminina. O prefeito Pedro Ishi, a primeira-dama Déborah Raffoul Ishi e o secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira, acompanharam as atividades na Clínica da Família, que ofereceu diversos serviços, como ultrassonografias de mama, coletas de papanicolau, exames de eletrocardiograma e testes rápidos de HIV e sífilis.
A unidade também promoveu atividades de conscientização sobre a prevenção contra a dengue, planejamento familiar e climatério, além de oficinas de confecção de bonecas abayomi e apresentações de zumba e dança flashback.
Na USF Vila Fátima, foram realizadas consultas médicas, aferições de pressão arterial e glicose, exames odontológicos, coletas de papanicolau e outros serviços. Já na Clínica da Mulher, no dia 8 de março, foram realizados exames como ultrassonografias transvaginais, papanicolau e testes rápidos, além do agendamento de mamografias.
O secretário Diego Ferreira destacou a importância dos “Dias D” para oferecer serviços de saúde em horários mais acessíveis para as mulheres. O prefeito Pedro Ishi ressaltou a satisfação da administração municipal em promover ações que valorizam a saúde e o bem-estar das mulheres suzanenses.
Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano