A Escola Municipal de Educação Especial (Emesp) Profª Jovita Franco Arouche sediou, nesta quarta-feira (26/03), as provas de atletismo PCD da 3ª Olimpíada e Paralimpíada Pequenos Esportistas, promovida pela Secretaria de Educação. A iniciativa marcou o início das competições, que reunirão mais de 5 mil alunos em 12 modalidades esportivas até outubro.
A ação, organizada pelo Departamento Pedagógico (Deped), visa promover a inclusão e o desenvolvimento dos alunos por meio do esporte. “É uma oportunidade de promover a integração e o desenvolvimento dos nossos estudantes por meio do esporte”, destacou a secretária de Educação, Darly Aparecida de Carvalho.
Competições:
Mais de 160 alunos participaram das provas de lançamento de pelota e corrida de velocidade (20 metros). A competição contou com a participação inédita de escolas municipais rurais, como Kaoru Hiramatsu, Benedito Pereira de Paula e Antonio Pedro Ribeiro.
Inclusão e integração:
O evento emocionou pais e professores, que destacaram a importância da iniciativa para a inclusão e interação dos alunos. “Estou muito feliz, pois eles estão participando ativamente das atividades e interagindo bastante. Considerando que eles têm certa dificuldade na socialização, vejo o esporte como uma ferramenta essencial para promover a interação e a convivência entre eles”, disse Franciane Carlos Mendes Arcanjo, mãe de dois alunos participantes.
Novidades:
A 3ª edição da Olimpíada e Paralimpíada Pequenos Esportistas conta com 12 modalidades, incluindo atletismo, basquete 3×3, futsal, xadrez, judô e esportes adaptados. As novidades deste ano são ginástica artística, taco e câmbio (vôlei adaptado para crianças).
Créditos da foto: PMMC/Divulgação