Mogi das Cruzes sedia, na manhã desta sexta-feira (28/03), o 1º Fórum das Mulheres Mogianas. Organizado pela recém-criada Secretaria Municipal da Mulher, o encontro acontece das 9h às 12h, no auditório do Cemforpe, no bairro Nova Mogilar. A iniciativa é um dos destaques da programação “Março por Elas”, que celebrou o Mês da Mulher com diversas atividades na cidade.
A prefeita Mara Bertaiolli enfatizou a relevância do fórum como ponto de partida para direcionar o trabalho da nova secretaria. “Garantir o respeito e o acolhimento da mulher em todas as áreas é um compromisso central da nossa gestão. Após a criação da Secretaria da Mulher, este Fórum inicia o diálogo sobre políticas públicas essenciais para construirmos o Plano Municipal de Proteção às Mulheres e Promoção da Equidade de Gênero”, afirmou a prefeita.
O evento reúne um painel diversificado de debatedoras, representando diferentes setores e vivências da sociedade mogiana. O objetivo é discutir temas cruciais do universo feminino, como a garantia de direitos, a proteção contra a violência, saúde, empreendedorismo e geração de renda.
Entre as participantes confirmadas estão autoridades como a delegada assistente da Delegacia de Defesa da Mulher, Drª Ana Flávia Sales Martins Ferreira, e a secretária adjunta de Segurança, Thais Nascimento; além de representantes da sociedade civil como a estudante Camila Olivo Prado, a empreendedora Elaine Salin, a diretora da ONG Acredita Poderosa, Fernanda Calazans, a artista Jaqueline Aquela, a paratleta Josiane Batista da Silva, a mãe atípica Laíne Souza, a jornalista Marilucy Cardoso, a educadora Marinês Piva, a comerciante Penha Cardoso, a advogada Rosana Pierucetti (OSC Recomeçar) e a própria secretária da Mulher, Livia Bolina.
Segundo a secretária Livia Bolina, o fórum busca dar voz às mulheres de todas as regiões e segmentos da cidade. “Queremos ouvir as mulheres em todos os aspectos. As contribuições reunidas aqui se tornarão um documento oficial para nortear as ações da Secretaria, por isso a participação é fundamental”, ressaltou.
Este é o primeiro passo de um diálogo que deve se estender a escolas e outras entidades. Após o evento, propostas continuarão a ser recebidas por um mês através do site oficial da Prefeitura (www.mogidascruzes.sp.gov.br).
A programação do “Março Por Elas” se encerra neste domingo (30/03) com a “Caminhada Parque a Parque”. A concentração será às 7h no Parque Ayrton Nogueira (Nova Mogilar), com saída às 8h em direção ao Parque Centenário, onde a Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes fará uma apresentação especial em homenagem a Elis Regina.
Crédito da Foto: PMMC