A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana de Suzano promoveu um mês de intensas melhorias na sinalização viária da cidade em fevereiro. O balanço das ações inclui intervenções no entorno de 61 escolas e em outros 258 pontos diversos, visando aumentar a segurança de pedestres e motoristas.
O trabalho focado nas áreas escolares é parte de uma mobilização especial da gestão municipal, que planeja contemplar 125 prédios educacionais (municipais, conveniados, estaduais e particulares). Em fevereiro, as 61 unidades já atendidas receberam reforço na pintura de vagas de transporte escolar, vagas para pessoas com deficiência, faixas de pedestres, redutores de velocidade e meio-fio, beneficiando uma comunidade estimada em 100 mil pessoas.
Além das escolas, a pasta revitalizou a pintura em 53 lombadas, 103 faixas de pedestre e 35 vagas para pessoas com deficiência em diferentes locais da cidade. Foram também revitalizadas sete rampas de acessibilidade e instaladas 60 novas placas de sinalização de trânsito. Para melhorar as condições de tráfego, a Operação Tapa-Buraco atuou em 69 ruas de 41 bairros.
A fiscalização também foi intensificada, com 47 vistorias em veículos de diferentes modalidades de transporte (táxi, escolar, regular, complementar). No atendimento ao cidadão, foram emitidas 32 novas credenciais e renovadas 121 para vagas de estacionamento destinadas a pessoas com deficiência, além de 99 novas e 407 renovadas para idosos.
Paralelamente, o departamento de Educação para o Trânsito realizou uma campanha de volta às aulas em fevereiro, distribuindo cartilhas com orientações aos condutores no entorno das escolas, buscando promover uma circulação mais segura e responsável.
O secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo, comentou os resultados. “Temos observado que Suzano vem se tornando uma cidade cada vez mais bem sinalizada. Temos cuidado da segurança de motoristas e pedestres, reforçando essa ação no entorno das escolas, o que tem beneficiado a população dos quatro cantos da cidade”, declarou Galo, afirmando que as ações têm surtido efeito positivo no trânsito local.
Crédito das Fotos: Divulgação/Secop Suzano