Nosso orgulho de Mogi das Cruzes, o superatleta paralímpico Maciel Santos, mostrou mais uma vez que é um fenômeno na bocha! Ele simplesmente brilhou no World Boccia Challenger Santiago 2025, no Chile, e voltou pra casa com DOIS OUROS! É pra glorificar de pé!
A primeira medalha dourada veio na terça-feira (8/4) na categoria individual BC2. Pra quem não sabe, nessa modalidade os atletas são “self-service” total, sem ajudinha e com uma baita mobilidade no tronco pra mandar as bolinhas pra perto do “jack” (a bolinha branca, o alvo da galera). Maciel mostrou que tem braço e mira de ouro!
E a festa não parou por aí! Na quarta-feira (9/4), Maciel fez um time dos sonhos com os feras Andreza Vitória e José Carlos Chagas e conquistou o OURO por equipes! É o Brasil no topo, bebê!
Em papo exclusivo com o pessoal do O Diário (a gente!), Maciel contou que a preparação foi de arregaçar as mangas, com nada menos que SETE HORAS de treino por dia! “É um trabalho duro, pesado mesmo, onde a gente rala na preparação física, mental, técnica e gasta muitas horas por semana”, mandou o campeão. Ele também fez questão de dar um salve especial aos técnicos, fisioterapeutas e psicólogos, que foram peça chave nessa jornada vitoriosa.
Essas duas medalhas incríveis só turbinam a coleção de troféus do Maciel, que já tem no currículo um ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, um bronze em Tóquio 2020 e outro ouro na World Boccia Cup São Paulo 2024. Pra completar, ele é tricampeão de bocha no Para-Panamericano! É HISTÓRIA PURA!
“A sensação de ganhar essas duas medalhas logo no comecinho do ano é demais! É a prova de que o trampo tá no caminho certo”, celebrou Maciel, mostrando que ele e sua equipe não param nunca.
Na visão do nosso campeão, essa vitória é um “obrigado” gigante para todo mundo que torce e acredita no seu trabalho. “Sem dúvida nenhuma, é uma conquista pra começar o ano com o pé direito e com a maior sorte nas próximas competições”, completou.
E o futuro já tá na mira! Maciel já tem na agenda competições importantes como a World Boccia Cup Beijing 2025, a World Boccia Cup Itajaí 2025 e o Americas Regional Championships Cali 2025 (a Copa América).
“São muitas competições, tanto aqui no Brasil quanto lá fora. Meu objetivo é sempre subir no pódio pra continuar entre os melhores do mundo e ter a chance de disputar a minha QUINTA Paralimpíada!”, revelou o atleta mogiano, já de olho nos Jogos de Los Angeles em 2028. Que foco!
Pra entender a parada da Bocha:
Pra quem nunca viu, a bocha paralímpica é um esporte de precisão onde os atletas lançam bolas de madeira coloridas (seis vermelhas e seis azuis) tentando deixá-las o mais perto possível de uma bolinha branca menor, chamada “jack”. Parece fácil, mas a estratégia e a precisão contam muito!
E pra deixar tudo organizado, a bocha paralímpica tem quatro categorias, que levam em conta o nível de mobilidade de cada atleta:
- BC1: Aqui o atleta pode ter uma ajudinha para estabilizar a cadeira ou entregar a bola.
- BC2: Essa é a categoria do nosso campeão Maciel! Os atletas não têm assistência e mandam as bolas com a força do tronco.
- BC3: Para atletas com mais dificuldades de movimento, que usam rampas e outros instrumentos e podem ter um assistente.
- BC4: Atletas com outras deficiências severas, mas que jogam sem assistência.
É inspirador demais ver o talento e a dedicação do Maciel! Mogi e o Brasil inteiro estão na torcida pelas próximas conquistas desse gigante da bocha! 🚀🥇🥇