A rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes intensifica seus esforços em direção à inovação e à integração de recursos educacionais digitais. Um passo significativo nessa jornada é a conquista da primeira profissional habilitada como Google Trainer Certificada pela Secretaria de Educação: a orientadora de informática Joelma Silveira, que atua como técnica pedagógica.
Joelma recebeu a certificação em março e, com isso, passou a integrar o seleto grupo de Champions do Google for Education. Essa conquista representa um marco para a rede municipal, abrindo novas perspectivas para a formação de seus profissionais e colocando Mogi das Cruzes na rota para pleitear o selo de Município de Referência Google em Inovação Educacional, um reconhecimento internacional de excelência e vanguarda na área da educação.
Integrante da equipe pedagógica do Departamento Pedagógico (Deped), Joelma possui uma vasta experiência acadêmica e profissional. É professora no ensino superior nos cursos de Pedagogia e Engenharias, além de ser designer Instrucional, psicopedagoga e cientista da computação. Como Google Trainer, sua atuação será fundamental na formação de professores, na promoção da inclusão digital e na introdução de práticas pedagógicas inovadoras, transformando o ambiente de aprendizado com o suporte das Tecnologias Educacionais Digitais.
A educadora já atuava na formação em cultura digital para os docentes da rede municipal e dedicou dois anos para completar as exigentes trilhas formativas do programa Google. Com a certificação, Joelma está plenamente habilitada para orientar a integração eficaz de tecnologias e metodologias ativas, desenvolver a fluência digital entre os educadores e promover o uso pedagógico de diversas ferramentas tecnológicas. Seu reconhecimento internacional permitirá que ela capacite professores a atuarem como mediadores do conhecimento, estimulando o protagonismo dos alunos.
Para o ano corrente, o Deped planeja uma robusta oferta de formação continuada, abordando temas cruciais como o Currículo Municipal alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Computação, a integração das Tecnologias Educacionais Digitais ao documento nacional, e a promoção da Cultura Digital para desenvolver o letramento e a fluência digital no contexto escolar. Essas iniciativas visam vincular a prática pedagógica dos docentes com os materiais de referência vigentes e os diversos recursos educacionais digitais disponíveis nas unidades escolares.
Crédito da foto: PMMC