FOFOQUEI MOGI - LOGO

Fique atento!

Assine nosso boletim informativo para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

CPTM Suzano

Linha 11-Coral: Obras em ponte centenária afetam 463 mil passageiros e geram caos no Alto Tietê; CPTM prevê 4 meses de transtornos

As linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM, essenciais para o deslocamento no Alto Tietê, transportam juntas uma média de 680.450 passageiros em dias úteis. A Linha 11-Coral é a de maior fluxo, com 463.575 usuários diários, enquanto a Linha 12-Safira movimenta 216.890 pessoas. Contudo, desde o último dia 9 de abril, a rotina dos usuários da Linha 11 foi severamente impactada por uma alteração significativa na circulação.

Obras emergenciais causam transtorno e longas esperas

O motivo da mudança é a necessidade de obras emergenciais em uma ponte ferroviária centenária, construída em 1907, localizada na região de Suzano. Após a equipe técnica da CPTM identificar desgaste na estrutura, a circulação de trens entre as estações Suzano e Jundiapeba passou a ocorrer em via única.

A medida, que visa garantir a segurança dos passageiros, afeta diretamente os 463 mil usuários diários da Linha 11, mas o impacto é ainda mais sentido no trecho entre Estudantes e Suzano, que concentra um fluxo diário de aproximadamente 82 mil pessoas. A previsão da CPTM é que a conclusão total dos reparos leve cerca de 120 dias, ou seja, quatro meses.

Reclamações e indignação nas redes sociais

A alteração resultou em maiores tempos de espera e na necessidade de múltiplas baldeações (trocas de trem) para quem viaja no trecho Mogi das Cruzes-Suzano, gerando uma onda de reclamações e indignação nas redes sociais.

“O suporte da linha 11-Coral está horrível. Pego o trem em Mogi das Cruzes, o trem sem sinalização de destino, só descobre quando entra que tem que descer em Jundiapeba, pegar um trem para Suzano, descer em Suzano e pegar outro para a Luz. Fora a baldeação que está desorganizada e lotada, horrível”, desabafou um usuário no X (antigo Twitter). “Eu não aguento a linha 11-Coral e especialmente odeio o descaso acontecendo entre Jundiapeba e Suzano”, postou outro passageiro na mesma rede.

Como ficam os intervalos

Segundo informações do Governo do Estado, a alteração impactou os intervalos médios entre os trens, principalmente nos horários de pico (das 4h às 9h e das 16h às 21h):

  • Luz ↔ Suzano: Intervalos médios de 7 minutos.
  • Luz ↔ Guaianases (Loop interno): Intervalos médios de 3,5 minutos.
  • Suzano ↔ Estudantes: Intervalos médios de 22 minutos.

Raio-X das Linhas no Alto Tietê

As duas linhas atendem cinco cidades da região: Mogi das Cruzes (4 estações na Linha 11), Suzano (1 estação na Linha 11), Poá (2 estações, Poá na L11 e Calmon Viana na L11/L12), Ferraz de Vasconcelos (2 estações na L11) e Itaquaquecetuba (3 estações na Linha 12).

Na Linha 11-Coral, fora dos grandes terminais da capital (Luz, Brás, Tatuapé) e da integração em Guaianazes, as estações mais movimentadas no Alto Tietê e proximidades incluem Suzano (39.196 passageiros/dia), Ferraz de Vasconcelos (26.200), Estudantes (15.431), Antonio Gianetti Neto (14.116), Poá (13.261) e Mogi das Cruzes (12.254).

Na Linha 12-Safira, após os terminais Brás e Tatuapé, as estações com maior fluxo na região ou próximas a ela são Itaim Paulista (30.089), Itaquaquecetuba (19.385), Jardim Romano (19.200), São Miguel Paulista (18.267), e Jardim Helena – Vila Mara (16.626).

A CPTM recomenda aos passageiros que planejem suas viagens com antecedência e fiquem atentos aos avisos sonoros e informações nas estações durante este período de obras na Linha 11-Coral.

Você também pode querer ler:

Suzano

Suzano Lança Campanha “Todas Por Elas” para Combater a Pobreza Menstrual em Março

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08/03), o Fundo Social de Solidariedade de Suzano inicia, neste mês de março,
Suzano

Profissionais da Educação de Mogi das Cruzes Recebem Treinamento de Primeiros Socorros

Cerca de 50 funcionários da Secretaria Municipal de Educação participaram, na última sexta-feira (28/02), de um treinamento de primeiros socorros