Suzano abriu suas portas para um valioso intercâmbio de experiências em políticas inclusivas para Pessoas com Deficiência (PCDs) durante a mais recente edição do “Projeto SER – Suzano Educa e Respeita”. O Cineteatro Wilma Bentivegna foi palco, na manhã desta quarta-feira (23/04), de um encontro enriquecedor que reuniu autoridades locais e representantes de entidades com o secretário da Pessoa com Deficiência e Paradesportos de São Carlos, Rafael Almeida.
O secretário municipal de Governo de Suzano, Alex Santos, anfitrião da iniciativa, recepcionou Almeida para uma apresentação detalhada das ferramentas e políticas inclusivas implementadas com sucesso em São Carlos. Sob o olhar atento de representantes da OAB Suzano, da Apae, da União Família Azul e de outras importantes instituições ligadas à causa, foram compartilhados serviços que têm impactado positivamente a vida dos cidadãos com deficiência. O vice-prefeito Said Raful e o presidente da Câmara, Artur Takayama, também prestigiaram o evento, que teve sua abertura conduzida pelo vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), André Luis Bonfim.
A apresentação de São Carlos trouxe à luz iniciativas como a emissão de cartões que simplificam a comprovação de direitos, o programa de empréstimo de cadeiras de rodas por meio de comodato para famílias de baixa renda e o incentivo ao paradesporto através de parcerias com entidades especializadas.
Este encontro dá continuidade às discussões sobre políticas para PCDs iniciadas em março pelo “Projeto SER”, que já contou com a participação do secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa. O projeto, idealizado para promover debates sobre temas relevantes como cidadania e inclusão, dedica cada edição a um público específico, como mulheres, jovens e idosos, além das pessoas com deficiência.
O secretário Rafael Almeida, de São Carlos, enfatizou a relevância de compartilhar experiências bem-sucedidas entre municípios. “Buscamos compartilhar a forma como fazemos o acolhimento às famílias e conscientizar a população sobre as informações relacionadas ao autismo e à síndrome de Down. Temos uma série de serviços em nosso município que viemos apresentar em Suzano que envolvem tecnologia e o incentivo ao esporte”, declarou, agradecendo o convite da Prefeitura de Suzano.
O presidente da Câmara de Suzano elogiou a administração municipal pela organização do evento, ressaltando o crescente reconhecimento de Suzano em ações voltadas às PCDs e colocando o legislativo à disposição para fortalecer as políticas inclusivas. O secretário de Governo de Suzano reafirmou o compromisso do “Projeto SER” em intensificar as ações que garantam os direitos das pessoas com deficiência, buscando sempre a igualdade de oportunidades. Por fim, o vice-prefeito Said Raful destacou a importância da troca de experiências para aprimorar os serviços oferecidos no município, buscando referências em outras cidades para fortalecer a política de inclusão local.
Diversas outras autoridades municipais e representantes da OAB Suzano também marcaram presença no evento, demonstrando a união de esforços em prol da inclusão.
(Foto: Luana Bergamini/Secop Suzano)