A Prefeitura de Mogi das Cruzes promove neste sábado (26/04), a partir das 9h, o 1º Festival Municipal de Bocha Paralímpica – Troféu Dirceu Pinto. O evento será realizado no Centro Municipal de Paradesporto Professor Cid Torquato, no Jardim Maricá, com entrada gratuita para o público.
O festival reunirá moradores de Mogi das Cruzes com paralisia cerebral ou deficiências severas que utilizam cadeira de rodas, para disputar partidas adaptadas aos seus diferentes graus de deficiência, seguindo o modelo de competições oficiais.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Fred Abib, destacou que o festival integra o planejamento da Prefeitura para ampliar e valorizar o paradesporto na cidade, apresentando a bocha paralímpica a mais mogianos, com ou sem deficiência, e promovendo a saúde, socialização e qualidade de vida.
O evento proporcionará aos participantes sem experiência a oportunidade de conhecer a modalidade e receber orientações. Além disso, o público poderá interagir com paratletas de destaque nacional e mundial, como o campeão paralímpico Maciel Santos, que treina no Centro Municipal de Paradesporto de Mogi das Cruzes.
A coordenadora do Paradesporto em Mogi das Cruzes, Bia Lira, ressaltou que o festival será uma celebração do paradesporto e uma homenagem a Dirceu Pinto, atleta mogiano que fez história no paradesporto nacional e internacional.
Dirceu Pinto foi um dos maiores nomes da bocha paralímpica brasileira, conquistando quatro medalhas de ouro nas Paralimpíadas de Pequim (2008) e Londres (2012), além de uma prata no Rio de Janeiro (2016). Em Mogi das Cruzes, teve papel fundamental na estruturação e fortalecimento do paradesporto. Ele faleceu em abril de 2020, aos 39 anos.
O Centro Municipal de Paradesporto está localizado na avenida Expedicionário José Barca, no Jardim Rodeio. Mais informações sobre as atividades do paradesporto em Mogi das Cruzes podem ser obtidas pelo WhatsApp (11) 94380-2044.
Foto: PMMC