O Projovem de Itaquaquecetuba inicia na próxima segunda-feira, 28 de abril, o período de inscrições para dez cursos profissionalizantes destinados a jovens de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos e residentes no município. Os interessados poderão se inscrever até o dia 9 de maio através do formulário online (cutt.ly/RrhNFU3B) ou presencialmente, na sede do Projovem, localizada na avenida Emancipação, 37 – Centro.
Serão oferecidas vagas para os cursos de social media, podcast e youtuber, design gráfico e produção de objetos 3D, inteligência artificial – produção de conteúdo, produção musical com IA, desenvolvimento de jogos 2D, programação web, pilotagem de drone, fotografia com smartphones e desenho e ilustração (módulos básico e intermediário).
Cada curso possui uma carga horária que varia entre 20 e 46 horas, com uma metodologia que combina atividades teóricas e práticas. A secretária da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania, Hadla Issa, expressou sua satisfação com a abertura de novas turmas: “O equipamento deu muito certo e estamos felizes por abrir mais turmas. Esperamos que os jovens aproveitem essa oportunidade de fazer cursos inovadores e entrem no mercado de trabalho preparados”.
As aulas serão ministradas no Projovem por professores capacitados, em uma estrutura completa para qualificar profissionalmente os jovens, preparando-os para o mercado de trabalho, para empreender com criatividade e para explorar áreas tecnológicas promissoras. O início das turmas da semana está previsto para o dia 2 de junho, enquanto as turmas de sábado começarão em 14 de junho. Ao todo, serão oferecidas 216 vagas.
Para efetuar a inscrição, é necessário que o jovem esteja matriculado na rede pública de ensino ou possua cadastro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O prefeito Eduardo Boigues destacou a importância da iniciativa: “Tenho orgulho do que estamos construindo e deixando para a cidade. O Projovem é a nossa melhor aposta e investimento no público jovem. Queremos vê-los brilhar e conquistar coisas grandes”.
Fotos: Dayane Oliveira (estúdio e fachada) e Eduardo Borges (sala de aula)