O Fundo Social de Mogi das Cruzes estabeleceu uma importante parceria com o Instituto RSM – Robótica Sempre, que realizará a arrecadação de doações de leite em benefício das famílias em situação de vulnerabilidade da cidade durante a competição RSM Challenge Internacional 2025. O evento é reconhecido como uma das maiores disputas de robótica e tecnologia da América Latina.
A competição acontecerá da próxima quinta-feira (01/05) a domingo (04/05), das 10h às 20h, no Ginásio Poliesportivo Professor José Carlos Miller da Silveira – Tuta, localizado no Mogilar. O público poderá acompanhar emocionantes lutas entre robôs construídos por equipes inscritas de todo o Brasil e de cinco outros países: Argentina, Colômbia, Equador, México e Romênia.
O evento reunirá cerca de 1.000 competidores, representando 89 equipes que inscreveram mais de 700 robôs.
Além de contribuir para ajudar as famílias vulneráveis de Mogi das Cruzes, os participantes da competição também terão a chance de serem premiados. A equipe que arrecadar a maior quantidade de leite receberá como prêmio três diárias em Brasília, com direito a um competidor e um acompanhante, para participar da RoboCore Experience – RCX. Este evento será realizado de 19 a 22 de junho no Estádio Mané Garrincha, na capital federal.
A presidente do Fundo Social de Mogi, Maira Cusatis, ressaltou a relevância das parcerias para auxiliar a população em vulnerabilidade. “Temos recebido muito apoio dos mogianos, de empresas, associações, entidades, entre outros setores da cidade. Toda ajuda é muito bem-vinda e, assim que chega, já é separada e entregue às pessoas que mais precisam”, explicou.
O secretário municipal de Esportes, Fred Abib, destacou a crescente importância da tecnologia no cotidiano global. “Mogi tem tradição no trabalho com robótica nas escolas e este evento é uma oportunidade para o público acompanhar as criações que serão mostradas por competidores de vários países que estarão presentes na cidade”, apontou.
A adesão dos participantes superou as expectativas da organização do evento. “Neste ano, chegamos a 1.000 inscritos, um marco muito importante que mostra como a robótica tem crescido no nosso país. Promover eventos dessa natureza fortalecem cada vez mais a integração entre profissionais, estudantes e até mesmo quem tem curiosidade por essa tecnologia”, afirmou Rafael Mattos, presidente do Instituto RSM.
A entrada para acompanhar o RSM Challenge Internacional 2025 é gratuita para todas as idades. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas através do WhatsApp do Instituto RSM: (11) 99503-8865.
Foto: Divulgação