A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) anunciou a suspensão do serviço de ônibus do sistema Paese entre as estações Suzano e Jundiapeba, na Linha 11-Coral, a partir desta quinta-feira (1º de maio).
De acordo com a companhia, uma análise realizada durante os 14 dias de operação do Paese no trecho demonstrou que os trens estão operando com “plena capacidade” para atender o número de passageiros, tornando o serviço de ônibus complementar desnecessário.
O gerente de Estações e Serviços da CPTM, Joanito Jerônimo Ferreira, explicou que “os passageiros preferem utilizar os trens pela rapidez e agilidade nos deslocamentos. Desta forma, o recurso disponibilizado do Paese não está sendo usufruído em sua capacidade”.
O Paese havia sido implementado para reforçar o transporte entre Suzano e Jundiapeba durante os horários de pico (das 5h às 9h e das 16h às 20h) em dias úteis, devido à circulação em via única dos trens da Linha 11-Coral desde 9 de abril. Essa alteração na circulação é necessária devido às obras de recuperação da ponte ferroviária localizada na região de Suzano, cuja estrutura de 1907 sofreu desgaste por conta das fortes chuvas dos últimos meses. Inicialmente, oito ônibus foram contratados para o serviço Paese, número que posteriormente foi reduzido para quatro.
A CPTM informou que o processo de contratação da empresa responsável pela correção em todas as vias da ponte, começando pela via 2 que está interditada, está em andamento. Segundo Sérgio Luis Silva, gerente de Manutenção de Via Permanente e Estrutura Civil, o trabalho de coleta de amostras de solo em profundidade já foi concluído, e a companhia está na fase de organização, contratação e projeto da solução para a obra. O prazo total estimado para a contratação da empresa e a conclusão das obras é de aproximadamente 120 dias.



