A Secretaria de Cultura de Suzano divulgou a programação cinematográfica para o mês de maio no Cineteatro Wilma Bentivegna (rua Paraná, 70 – Centro). Ao todo, serão oito sessões distribuídas nas quartas-feiras, entre os dias 7 e 28, com entrada franca. Para participar, basta comparecer ao local antes do início de cada exibição.
Em celebração ao Dia das Mães, o cineteatro apresenta a mostra “Mamães Massa!”, com filmes que exploram os laços e momentos maternos, sempre às 14h30. Já às 19 horas, a mostra “Clássicos do Cinema”, em parceria com a Sessão de Pontos MIS, trará ao público obras cinematográficas que se tornaram marcos na história da sétima arte.
A programação tem seu início nesta quarta-feira, com a exibição da comédia “Minha Mãe é uma Viagem” (2012), dirigida por Anne Fletcher. O filme, com 90 minutos de duração e estrelado por Seth Rogen e Barbra Streisand, acompanha a emocionante jornada de uma mãe em busca de um antigo amor durante uma longa viagem de carro ao lado de seu filho. A classificação indicativa é para maiores de 12 anos.
Na sessão noturna desta quarta-feira, o público poderá assistir a “Metrópolis” (1927), um clássico do cinema mudo dirigido por Fritz Lang. Com 126 minutos, o filme retrata o extremo capitalismo vivenciado pelos trabalhadores da cidade futurista de Metrópolis. A exibição é livre para todas as idades.
Na próxima quarta-feira, dia 14, a mostra “Mamães Massa!” exibirá a animação “Valente” (2012), dirigida por Brenda Chapman e Mark Andrews. O filme narra a história da princesa Merida e seu conflito com a mãe, a rainha que busca definir o futuro do reino. A entrada para esta sessão é livre.
Às 19 horas do dia 14, será a vez de “O Gabinete do Dr. Caligari” (1920). Este clássico do terror fantasioso, dirigido por Robert Wiene, é considerado uma obra-prima do expressionismo alemão, contando a história de um hipnotizador que utiliza um sonâmbulo para cometer assassinatos. O filme tem no elenco Werner Krauss no papel principal e a entrada é permitida para maiores de 12 anos.
Na semana seguinte, dia 21, a programação da tarde traz “Fala Sério, Mãe!” (2017), uma comovente história de mudanças e descobertas dirigida por Pedro Vasconcelos. Durante 80 minutos, acompanhamos Ângela, interpretada por Ingrid Guimarães, uma mãe superprotetora que precisa aprender a lidar com o crescimento de sua filha adolescente Malu, vivida por Larissa Manoela, que anseia por mais liberdade. A exibição é indicada para maiores de 10 anos.
Na sessão noturna do dia 21, será exibido “Viagem à Lua” (1902), dirigido por Georges Méliès. Este curta-metragem de 12 minutos é um marco do cinema mudo, considerado o primeiro filme de ficção científica. Ele narra a aventura de um professor e seus amigos em uma viagem à Lua, onde são sequestrados por habitantes hostis. O filme, com mais de um século de existência e baseado nos clássicos literários “Da Terra à Lua” de Júlio Verne e “Os Primeiros Homens na Lua” de H. G. Wells, tem classificação livre.
Encerrando a programação de maio, a mostra “Mamães Massa!” apresenta “Red – Crescer é uma Fera” (2022) no dia 28. A fantasia dirigida por Domee Shi acompanha a adolescência de Red, uma garota que se transforma em um grande panda vermelho quando suas emoções ficam à flor da pele. A exibição é livre para todas as idades.
A última sessão do mês, na noite do dia 28, será com o suspense “Sabotagem” (1936), do mestre Alfred Hitchcock. O filme narra a história de uma mulher que começa a suspeitar do envolvimento de seu marido com atos terroristas em Londres. Este clássico é indicado para maiores de 12 anos.
O secretário José Luiz Spitti enfatizou os benefícios das programações mensais do cineteatro: “Além de proporcionar lazer, o conhecimento cultural que as diversas obras oferecem aos suzanenses estimula o interesse pela arte cinematográfica. Neste mês, clássicos do cinema e sessões especiais para as mães de Suzano serão oferecidos gratuitamente. Convido a todos a prestigiarem a programação especial de maio”, destacou o secretário.
Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano