Nesta terça-feira (06/05), as escolas municipais de ensino fundamental de Mogi das Cruzes promoveram o “Matemática em Rede” em comemoração ao Dia da Matemática. A iniciativa, coordenada pelo Departamento Pedagógico (Deped) da Secretaria de Educação, levou para as unidades escolares uma série de atividades interativas com o objetivo de tornar o aprendizado do raciocínio lógico mais acessível e prazeroso para as crianças.
Ao longo do dia, as escolas tiveram a liberdade de propor diversas dinâmicas focadas no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, buscando demonstrar que a matemática se estende além de números e fórmulas. “Esse conhecimento faz parte do cotidiano e está presente nas pequenas decisões do dia a dia. Queremos que nossas crianças desenvolvam um olhar mais afetivo e curioso sobre essa área. O Matemática em Rede é um passo importante para isso”, declarou a secretária de Educação, Darly Carvalho.
Na EM Henrique Peres, localizada na Vila Industrial, a expectativa para o “Matemática em Rede” era grande entre os alunos. “Elas estavam muito animadas para saber quais seriam as brincadeiras. Esse tipo de ação reforça de forma lúdica os conteúdos trabalhados em sala e é sempre muito bem recebido”, explicou a diretora da unidade, Milene Ferreira de Mello.
As turmas do 1º e 2º ano participaram de um jogo da velha gigante, onde precisavam correr para marcar a cor de sua equipe e formar sequências. Em outra atividade, os alunos se organizaram em grupos de acordo com o número anunciado pelos professores. Já as crianças do Infantil IV se divertiram jogando um dado e correndo para pisar no número correspondente colado no chão.
“Foi muito legal. Eu gostei mais do segundo jogo, aquele que a gente corre e forma grupos”, comentou a estudante Maia Torraga da Costa, de 7 anos, do 2º ano. “Eu quero brincar de novo!”, exclamou Pedro Henrique da Silva, de 5 anos, aluno do Infantil IV.
Na EM Profª Apparecida Ferreira Cursino, no Jardim Universo, a turma colocou a mão na massa produzindo massinha de modelar a partir de uma receita, aprendendo sobre unidades de medida, pesos e proporções. “Fizemos conversões de xícaras em gramas, estimamos quantidades e comparamos pesos de diferentes materiais. As crianças perceberam, por exemplo, que uma xícara de sal pesa mais do que uma de farinha”, relatou a professora do 2º ano, Juliana Bernardo. “Trabalhar com atividades diferenciadas no processo de ensino-aprendizagem é sempre prazeroso”, concluiu.
Crédito das fotos: PMMC