FOFOQUEI MOGI - LOGO

Fique atento!

Assine nosso boletim informativo para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Suzano

Prefeitura de Suzano Inicia Curso de Libras Gratuito para Servidores e População

A Prefeitura de Suzano iniciou o curso gratuito de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que nesta primeira fase atende 75 alunos, distribuídos em três turmas: servidores dos poderes Executivo e Legislativo, e moradores da cidade. O secretário municipal de Comunicação Pública, Paulo Pavione, participou da abertura das atividades nesta quinta-feira (08/05) na Câmara Municipal.

A iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) e da Casa de Leis, tem como objetivo principal ampliar a acessibilidade e promover a inclusão nos diversos espaços públicos do município.

As aulas são ministradas pela intérprete Cláudia Oliveira. Para os servidores da Prefeitura de Suzano, a formação acontece às terças-feiras, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas, no Anfiteatro Orlando Digenova, anexo ao Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682, centro). A população em geral tem aulas às quartas-feiras, nos mesmos horários e local. Já os servidores do Poder Legislativo participam das aulas às quintas-feiras, das 8h30 às 11h30, na sede da Câmara Municipal (rua dos Três Poderes, 65, centro).

Na abertura do curso, o secretário Paulo Pavione esteve ao lado do presidente da Câmara, Artur Takayama, e dos vereadores Josias Ferreira Silva (Josias Mineiro) e Marcos Antonio dos Santos (Maizena), para dar as boas-vindas aos participantes.

“A Libras é uma ponte fundamental para garantir o direito à comunicação e o acesso aos serviços públicos. Formar servidores e cidadãos com essa habilidade é um passo importante para uma cidade mais acessível, acolhedora e inclusiva. Por isso, reforço os agradecimentos ao prefeito Pedro Ishi, que estabeleceu essa parceria junto à Câmara”, afirmou Pavione.

O presidente do Poder Legislativo, Artur Takayama, destacou a relevância da iniciativa: “A Libras é essencial para que possamos nos comunicar de forma efetiva com a comunidade surda. Esse curso é um passo importante para tornar a Câmara e os serviços públicos mais acessíveis e preparados para atender a todos”.

O vereador Maizena também enfatizou a importância da formação: “Nosso desejo é ver uma Suzano cada vez mais inclusiva, onde todos tenham voz, vez e acesso aos direitos, independentemente de suas limitações”.

Serviço

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Pública, disponibiliza a Central de Interpretação de Libras (CIL), que funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, na sede do Saspe, localizada na rua General Francisco Glicério, 1.334, no centro.

Para solicitar atendimento, é necessário preencher o formulário disponível no link bit.ly/cilsuzano, que foi adaptado para atender às necessidades dos usuários, incluindo vídeos em Libras. A maioria dos atendimentos é realizada por videochamada, mediante agendamento com até cinco dias úteis de antecedência. O serviço também pode ser acionado emergencialmente por atendentes de equipamentos públicos municipais.

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Você também pode querer ler:

Suzano

Suzano Lança Campanha “Todas Por Elas” para Combater a Pobreza Menstrual em Março

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08/03), o Fundo Social de Solidariedade de Suzano inicia, neste mês de março,
Suzano

Profissionais da Educação de Mogi das Cruzes Recebem Treinamento de Primeiros Socorros

Cerca de 50 funcionários da Secretaria Municipal de Educação participaram, na última sexta-feira (28/02), de um treinamento de primeiros socorros