Nesta sexta-feira, 16 de maio, o Casarão das Artes (localizado na rua 27 de Outubro, 271, Centro) sediará a segunda edição do projeto “Sambas da Vida”. Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Suzano, o evento tem início marcado para as 19 horas e dedica-se a celebrar a obra de renomados compositores do samba brasileiro. A entrada é gratuita, mas como o espaço tem capacidade para aproximadamente 150 pessoas, a organização recomenda chegar cedo para garantir lugar. A classificação indicativa é livre para todos os públicos.
Esta edição presta homenagem a duas figuras fundamentais na história do samba: Almir Guineto (1946 – 2017) e Beth Carvalho (1946 – 2019). A primeira edição do projeto havia celebrado Dona Ivone Lara, a “Rainha do Samba”.
Nascidos no Rio de Janeiro, Almir Guineto e Beth Carvalho deixaram um legado significativo para o desenvolvimento do samba. Almir Guineto, sambista e compositor, foi essencial nessa evolução. Como um dos fundadores do grupo Fundo de Quintal, ele inovou ao incorporar novos instrumentos, transformando a sonoridade tradicional do gênero.
Beth Carvalho, cantora, compositora e instrumentista, também foi uma das vozes e personalidades mais influentes do samba, responsável por popularizar diversos sucessos e colaborar com grandes nomes da Música Popular Brasileira.
A tarefa de interpretar o repertório desses grandes artistas ficará a cargo dos músicos Marcão (repique), Lucas (pandeiro), Celo (surdo), Michel (cavaco), Clayton (violão) e Vaguinho (rebolo). O grupo apresentará clássicos compostos pelos homenageados durante cerca de duas horas.
O secretário de Cultura, José Luiz Spitti, destacou a importância de iniciativas que resgatam o patrimônio musical do país: “A cultura brasileira é imensa e diversa. Trazer a história da nossa música para os suzanenses é fundamental. Vimos neste projeto uma maneira de valorizar os artistas locais e fomentar a cultura em nosso município. Por isso, convidamos a todos a virem prestigiar este momento de samba, música e alegria no Casarão das Artes”.
Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano