O serviço de ultrassonografia itinerante da Prefeitura de Mogi das Cruzes, que iniciou seus atendimentos no Botujuru nesta sexta-feira, 23 de maio, seguirá no bairro na próxima segunda-feira (26/05), em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) local. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é atender 150 pessoas por dia nesta ação.
O atendimento da carreta é direcionado aos moradores do bairro que já estavam na fila de espera para esse tipo de exame. A partir da próxima quarta-feira (28/05), a unidade móvel se deslocará para Taiaçupeba, onde permanecerá também na quinta-feira (29/05). Em 3 de junho, o serviço chegará a Quatinga. A meta geral do programa é atender mais de 6 mil mogianos que aguardam por ultrassonografias.
O vice-prefeito Téo Cusatis acompanhou o primeiro dia de atividades, junto com o secretário adjunto de Saúde, Luiz Bot. Cusatis vistoriou a estrutura da UBS e conversou com pacientes, médicos e equipes de trabalho. “Nossa gestão é focada no cuidado com as pessoas, e as visitas aos equipamentos públicos são constantes para melhorar a qualidade dos serviços prestados e garantir maior eficiência e agilidade. Além disso, temos várias ações em andamento para diminuir o tempo de espera por exames, como a Carreta da Ultrassonografia, que está sendo levada aos bairros para facilitar o acesso e diminuir a demanda reprimida”, destacou o vice-prefeito.
O serviço começou em 12 de março deste ano, no Largo da Feira, em Braz Cubas, como parte da programação especial do “Março por Elas”, da Secretaria Municipal da Mulher. Desde então, já foram realizados 4.874 exames de um total de 6.111 pessoas agendadas, o que indica uma taxa de absenteísmo de 20%. A carreta já passou por regiões como Braz Cubas, Cezar de Souza, Jundiapeba, Jardim Margarida, Biritiba Ussú, Sabaúna e Oropó.
O secretário adjunto de Saúde, Luiz Bot, reforça a importância do comparecimento dos pacientes agendados. “Os pacientes são contatados pela Central de Agendamentos da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar e, caso não possam comparecer, é solicitado que avisem com antecedência para que a vaga seja liberada a outra pessoa”, enfatizou.
Moradores que já usufruíram do serviço aprovaram a iniciativa. Ana Lúcia Ivo Quintão, de 72 anos, residente no Botujuru, expressou sua satisfação: “Estava aguardando pelo ultrassom há cinco meses e agora vou conseguir fazer o exame. A carreta ajuda a diminuir a espera e, por isso, é tão importante”. A opinião é compartilhada por Paula Jafa, de 48 anos, moradora da Vila Suíssa: “Tomara que sejam realizadas mais ações como esta, que são muito bem-vindas. Eu estava desde março esperando minha vez e, agora, chegou”.
A qualidade do atendimento também foi elogiada por Onildo Oliani, que esperava pelo exame desde o final do ano passado. “O atendimento é excelente. Muito organizado e com toda a atenção aos pacientes”, avaliou. Rosemeire Zeferino dos Santos, de 58 anos, também aprovou: “É ótimo que a Prefeitura realize estas ações para diminuir a espera pelos exames. Assim, todo mundo tem oportunidade de cuidar da saúde”.
Próxima Programação da Carreta de Ultrassonografia
- 26/05: Botujuru (em frente à UBS do Botujuru)
- 28 e 29/05: Taiaçupeba
- 03/06: Quatinga
Foto: PMMC