Alunos e professores da Escola Técnica (Etec) de Suzano, localizada na Vila Urupês, engajaram-se em uma iniciativa de conscientização ambiental na última sexta-feira, 13 de junho. A ação, organizada pela Secretaria de Meio Ambiente, reuniu aproximadamente 130 participantes no Viveiro Municipal Tomoe Uemura e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).
A atividade foi conduzida pelo analista ambiental Alan Oliveira, acompanhado pelo secretário de Meio Ambiente, André Chiang. A programação incluiu uma palestra, uma oficina prática e o plantio de árvores.
As atividades tiveram início às 9h, no Viveiro Municipal Tomoe Uemura, no bairro Jardim Imperador. Lá, os estudantes da Etec participaram da oficina “Arborização Urbana”. Durante o encontro, foi promovido um debate sobre a gestão da arborização em ambientes urbanos, com uma explanação sobre as políticas públicas em desenvolvimento na área. Após a oficina, os participantes realizaram o plantio de duas mudas de aceroleiras no Parque Municipal Max Feffer.
No período da tarde, às 14h20, os alunos e professores se dirigiram ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), no Parque Suzano, para a palestra “Saúde Ambiental: Como anda a sua?”. Durante o evento, os participantes puderam compreender como fatores ambientais, como a poluição do ar e da água ou o descarte inadequado de resíduos, impactam diretamente a saúde e o bem-estar da população.
Ao final da experiência, os estudantes fizeram um teste de estilo de vida, uma autoavaliação de diversos aspectos relacionados aos seus hábitos diários. O objetivo da atividade foi incentivar a reflexão sobre escolhas pessoais e comportamentos que influenciam diretamente a saúde e o bem-estar individual.
André Chiang ressaltou que essas ações reforçam o compromisso da pasta com a cidade. “As áreas verdes de Suzano precisam sempre da nossa atenção. Por isso, espalhar o conhecimento de como preservar e manter esses espaços para os munícipes são atividades fundamentais para manter a cidade saudável”, concluiu o chefe da pasta.
Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano



