A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar (SMASA), está incentivando a oferta de alimentos típicos da estação nas feiras noturnas da cidade. Com a chegada do inverno, os frequentadores das feiras do Alto Ipiranga (Mesquita), Braz Cubas e do Mercado do Produtor “Minor Harada”, no Mogilar, já podem desfrutar de caldos quentes, pratos artesanais e experimentar novos sabores — tudo com qualidade, tradição e segurança.
O secretário Renato Abdo explicou que a medida tem como objetivo fortalecer o papel das feiras como espaços de acesso a alimentos preparados com ingredientes frescos, seguindo as normas sanitárias e promovendo a valorização dos feirantes locais.
“O inverno é uma oportunidade de reforçar o vínculo entre o produtor e o consumidor, e os caldos e pratos quentes são uma forma acolhedora e saudável de aproximar as pessoas das feiras. Além disso, valorizamos a história e o trabalho desses comerciantes, que fazem parte do cotidiano alimentar da cidade”, afirmou Abdo.
Entre as opções disponíveis na feira noturna de Braz Cubas, que acontece às quintas-feiras, destacam-se receitas como caldo de mandioca com frango e costela e caldo de feijão com bacon.
No Mercado Produtor “Minor Harada”, nas feiras de sexta-feira, a oferta inclui caldos de mandioca com carne seca, com frango desfiado e vinhos quentes (sem álcool). “Nessa época, os clientes procuram muito os caldos. É um costume do inverno que aquece e atrai o público”, reforçou o secretário de Agricultura.
Já na feira da Mesquita, tradicional feira noturna do Alto Ipiranga, os visitantes podem encontrar barracas com canja, caldo de feijão, de mandioquinha, caldo verde e até um “chilli” mexicano, uma receita tradicional adaptada ao paladar brasileiro, preparada com feijão vermelho, carne moída, queijo e especiarias.
As feiras noturnas funcionam a partir das 17 horas, nas quintas-feiras (Mesquita e Largo de Braz Cubas) e sextas-feiras (Mercado do Produtor “Minor Harada”). Esses espaços oferecem uma variedade de produtos, incluindo hortifrútis, artesanato, lanches, pastelarias e pratos típicos.



