A Prefeitura de Suzano, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, selou um importante convênio com a Universidade de São Paulo (USP) nesta terça-feira (17 de junho). O objetivo é a atualização do Plano Diretor de Turismo do município. Este estudo, a ser conduzido pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, estender-se-á até agosto de 2026 e não acarretará custos para Suzano, visando estabelecer diretrizes que promovam o desenvolvimento sustentável do turismo local.
A professora Débora Braga, coordenadora do curso de Turismo da USP, será a responsável por liderar o trabalho. Ela explicou que o estudo terá uma base teórica e prática, desenvolvida em colaboração com diversas áreas. “É uma atividade de campo, tutelada com os alunos, que resulta em um documento alinhado com a realidade do município. Esse plano passará por audiência pública antes de se transformar em lei, e será fundamental para indicar os melhores caminhos para o setor”, destacou.
O secretário municipal da pasta responsável pela parceria, Mauro Vaz, celebrou a conquista, ressaltando o potencial do turismo para o crescimento da cidade. “O turismo é um dos pilares do desenvolvimento. Em 2017, não tínhamos equipamentos como o Parque do Mirante, por exemplo. Hoje, nossa cidade está preparada e sabemos que o turismo significa mais gente, mais negócios e mais renda. É um legado que estamos construindo para o futuro”, afirmou. O presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Paulo Kenzo, também manifestou otimismo: “Suzano tem muitos atrativos e pode se tornar um grande polo turístico. Espero que essa parceria fortaleça ainda mais nosso trabalho.”
O prefeito Pedro Ishi sublinhou a importância da iniciativa. “Esse estudo será fundamental para apontar os caminhos e transformar nosso potencial em desenvolvimento, geração de emprego e fortalecimento da economia local”, finalizou.
A cerimônia de assinatura contou ainda com a presença do presidente da Câmara, Artur Takayama; o vereador Marcos Antonio dos Santos (Maizena); o chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo da Silva; os secretários Paulo Pavione (Comunicação Pública), Geraldo Garippo (Assistência e Desenvolvimento Social), Alex Santos (Governo) e André Chiang (Meio Ambiente); e o controlador-geral, César Braga.
Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano



