Com a queda das temperaturas e a iminente chegada do inverno, o Fundo Social de Mogi das Cruzes iniciou a distribuição de cobertores e centenas de peças de roupas para famílias em situação de vulnerabilidade. Nesta quarta-feira, 18 de junho, moradores da Chácara Guanabara e do Santo Ângelo foram beneficiados pela iniciativa. As entregas, que começaram na semana passada em Jundiapeba, se estenderão por diversos bairros da cidade.
O Fundo Social de Mogi reforça a necessidade urgente de doações de roupas de inverno, cobertores, mantas e outros itens de aquecimento, especialmente peças masculinas, que representam apenas 20% do total arrecadado até o momento.
A Campanha do Agasalho, lançada em 21 de maio, tem como meta arrecadar 240 mil doações até 10 de agosto. A campanha inclui não apenas roupas e cobertores para pessoas de todas as idades, mas também itens para pets, como roupas, caminhas e mantas.
Assim que chegam, os donativos são triados por voluntários do Fundo Social e rapidamente destinados a famílias atendidas por mais de 200 entidades, lideranças e associações cadastradas em diferentes bairros da cidade.
Para facilitar as doações, há cerca de 200 postos de coleta espalhados por Mogi das Cruzes, incluindo escolas (municipais, estaduais e particulares), ginásios esportivos, prédios públicos, supermercados, lojas e empresas parceiras.
Apelo por Colaboração e Reconhecimento a Doadores
Maira Cusatis, presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, faz um apelo à população: “Contamos com a colaboração de todos para ajudar o maior número de famílias em situação de vulnerabilidade de Mogi. Neste momento, devido às quedas bruscas da temperatura e da previsão para os próximos dias, estamos precisando de peças de roupas de inverno em geral, mas principalmente, de vestimentas masculinas”. Ela acrescenta que, neste ano, será entregue o Selo Amigo do Fundo Social aos colaboradores que mais contribuírem.
Impacto Positivo nas Comunidades
A iniciativa tem sido muito bem recebida pelas famílias. Priscila Prudêncio Ribeiro, 35 anos, ajudante de produção, mãe de quatro filhos e grávida do quinto, ressaltou a importância das doações: “Os agasalhos chegam em um momento difícil, em que o frio está intenso e precisamos de ajuda, porque nem todas as famílias têm condições de comprar roupas de inverno, que são mais caras, para os filhos”.
Luciana das Chagas, 48 anos, dona de casa, compartilhou do sentimento: “Estamos nos sentindo acolhidos com esta doação, porque a Chácara Guanabara é uma região carente da cidade”.
Moradora do Santo Ângelo, a autônoma Bianca Barreto, 27 anos, mãe de quatro filhos, também avaliou a ação como positiva. “Muita gente precisa de ajuda, principalmente nas áreas mais afastadas, e durante o período mais frio do ano. Com certeza, estes agasalhos serão muito úteis para nós”, apontou. Larissa Muniz, 26 anos, dona de casa, aprovou o início das entregas. “Neste ano, parece que as temperaturas começaram a abaixar mais cedo e, nestes dias, fez muito frio por aqui. Então, as roupas e cobertores do Fundo Social chegaram em boa hora”, reforçou.
Canais para Doação e Informações
Interessados em colaborar ou obter mais informações sobre a campanha podem entrar em contato pelo telefone 4798-6365 ou visitar a sede do Fundo Social, localizada no 1º andar do prédio da Prefeitura Municipal, na Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 277, Centro Cívico. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.



