A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Suzano está imersa nas preparações para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá em Belém, Pará, em novembro deste ano. A pasta marcou presença em todas as etapas preparatórias, incluindo a fase intermunicipal em junho do ano passado, e as fases estadual e federal, realizadas em março e maio de 2025, respectivamente.
O titular da pasta, André Chiang, e a diretora de Fiscalização e Controle Ambiental, Solange Wuo, têm sido peças-chave na elaboração de propostas alinhadas com outros municípios brasileiros. O objetivo é construir um acordo robusto que promova avanços e soluções para o aquecimento global por meio de práticas sustentáveis.
Etapas de Discussão e Temáticas Abordadas
A jornada de discussões teve início na 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente, promovida pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+) em 29 de junho do ano passado. O evento, sediado no Cemforpe e na Escola de Governo em Mogi das Cruzes, reuniu 125 profissionais de 14 cidades consorciadas para debater o tema “Emergência Climática: O desafio da transformação ecológica”. Representantes de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Igaratá, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano participaram ativamente.
A segunda fase foi a 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente de São Paulo, ocorrida em 12 de março deste ano na Cidade Universitária, São Paulo. Organizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, a conferência focou no tema “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica”. Suzano participou ativamente, ajudando a definir propostas prioritárias e eleger delegados para a etapa nacional. Cinco eixos temáticos foram discutidos: “Mitigação”, “Adaptação e Preparação para Desastres”, “Transformação Ecológica”, “Justiça Climática e Governança” e “Educação Ambiental”.
Por fim, a etapa nacional, que também contou com a presença da secretaria suzanense, consolidou as propostas a serem priorizadas entre as cem originalmente elencadas.
Propostas Prioritárias Alinhadas para a COP 30
O conjunto de objetivos alinhados entre os participantes incluiu medidas estratégicas como:
- Destinação mínima de 5% dos orçamentos públicos para ações climáticas.
- Educação ambiental decolonial, crítica e transformadora.
- Fortalecimento das brigadas florestais comunitárias.
- Política nacional sobre os direitos dos animais.
- Criação do Programa Nacional de Justiça Climática.
- Taxação progressiva sobre grandes fortunas.
- Fomento à agricultura sustentável e regenerativa.
- Gestão integrada de resíduos sólidos com economia circular.
- Fortalecimento dos comitês das bacias hidrográficas.
- Regularização fundiária e cogestão de territórios tradicionais.
Além dessas conferências, a secretaria suzanense também esteve presente em maio deste ano no Fórum Brasil de Gestão Ambiental, realizado em Holambra. Considerado um dos encontros mais importantes sobre sustentabilidade no País, o evento reuniu mais de 10 mil pessoas, com 140 palestras de lideranças, especialistas e representantes de setores públicos, privados e da sociedade civil. Foram abordados 30 eixos temáticos, englobando emergência climática, segurança alimentar, energias renováveis, biodiversidade, economia circular, mercado de carbono, justiça ambiental, erradicação da fome, equidade de gênero e inovação.
Impacto e Compromisso de Suzano
Solange Wuo ressaltou a participação ativa de Suzano em todas as discussões. “Estivemos presentes em cada uma dessas atividades, dialogando com os especialistas de cada cidade e mostrando nossa posição em relação às propostas discutidas. Suzano tem um trabalho importante neste contexto e sabíamos de nossa capacidade de contribuir nesse processo”, declarou a diretora.
André Chiang reforçou a importância da troca de experiências: “A COP 30 está mobilizando o Brasil inteiro, garantindo oportunidades únicas para estarmos em contato com todos que estão engajados nesse propósito. Nossas ações na cidade estão alinhadas ao que tem sido proposto para o combate às mudanças climáticas, por isso estamos conectados aos objetivos priorizados”.
O prefeito Pedro Ishi sublinhou o compromisso de Suzano com o clima. “Estamos atentos à questão climática e caminhamos juntos com o Brasil e o planeta para buscar soluções que possam ser aplicadas nas cidades. Temos de trabalhar em nível global para garantir que a população possa aproveitar tudo o que este planeta tem a oferecer, sem que a gente tire dele mais do que possa ser oferecido”, concluiu o chefe do Executivo municipal.
Créditos das Fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano



