A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) assumirá, a partir de julho, o papel de sede permanente dos encontros mensais da Região Administrativa 3 – Metropolitana Alto Tietê da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). A decisão foi confirmada em uma reunião realizada na última quarta-feira (18), na própria ACMC, e contou com a participação da presidente da entidade mogiana, Fádua Sleiman, e da vice-presidente da RA-03 da Facesp, Emilene Ferreira.
A Região Administrativa 3 engloba, além de Mogi das Cruzes, as cidades de Salesópolis, Biritiba Mirim, Guararema, Santa Isabel, Guarulhos, Mairiporã, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Poá. O próximo encontro já está agendado para o dia 16 de julho.
Os encontros têm como principal objetivo fortalecer o diálogo e promover a troca de experiências entre as associações comerciais da região. A ideia é que líderes e executivos possam debater desafios locais e regionais, além de alinhar soluções empresariais e os produtos oferecidos pela Facesp.
“É importante esse encontro mensal, pois podemos discutir os problemas particulares de cada entidade e aqueles que a região, como um todo, enfrenta. Para isso, precisamos dessa agenda, para apresentar as dificuldades e, também, compartilhar boas práticas que têm dado resultado em suas cidades”, destacou Fádua Sleiman, presidente da ACMC.
Ela ressaltou que as reuniões abordarão temas de interesse comum, como certificação digital, programas de crédito como a Equifax (antiga Boa Vista, que oferece dados para análise de crédito), afiliação e captação de novos associados, entre outras demandas e serviços. “A Região Administrativa 3 é uma divisão da Facesp, onde os presidentes e executivos das associações se reúnem para discutir temas pertinentes ao universo empresarial. Isso é importante porque possibilita a troca de experiências, a absorção de novas ideias e o fortalecimento conjunto das associações comerciais”, detalhou Fádua.
A escolha de Mogi das Cruzes como sede permanente foi estratégica, dada sua localização geográfica privilegiada, que facilita o deslocamento das associações do Alto Tietê e de Guarulhos. “Por meio desses encontros, a gente consegue entender o que está acontecendo em cada entidade, nivelar todos os nossos produtos, nossas soluções empresariais. E Mogi, como ela fica num ponto estratégico, é mais fácil que as associações se reúnam aqui por conta da geografia mesmo”, explicou Emilene Ferreira.
Até então, as reuniões eram itinerantes, ocorrendo em diferentes cidades da RA 3. A expectativa é que essa nova abordagem fortaleça ainda mais a colaboração entre as entidades da região. “É muito importante essa sintonia entre as cidades da região e nossa entidade-mãe, a Facesp. E com esses encontros a gente consegue fazer com que a Facesp olhe e trabalhe em prol da melhoria dos produtos que temos em conjunto”, concluiu Emilene.
O encontro contou também com a presença de Sílvia Araújo Larini, representante da Facesp – PFFOR; Gilson Santos Cardoso, presidente da Associação Comercial de Ferraz de Vasconcelos; Renata de Paula Dias, supervisora Regional da Associação Comercial de Guarulhos; Alvani Corrêa, presidente da Associação Comercial de Suzano; Rogério Nascimento de Araújo, presidente da Associação Comercial de Guararema; e Nanci Rodrigues, gerente executiva da ACMC.
Créditos de imagem: ACMC



