O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para São Paulo e outros estados devido à previsão de baixas temperaturas. O Inmet estima um declínio de mais de 5ºC, o que representa risco à saúde e afeta quase 2 mil municípios.
Diante do alerta, a Prefeitura de Mogi das Cruzes intensificou a Operação Inverno nas ruas. A ação noturna, conduzida por agentes sociais, visa garantir vagas em abrigos e oferecer o acolhimento e atendimento necessários às pessoas em situação de rua. A população pode auxiliar acionando a equipe responsável pelo WhatsApp (11) 99827-0909, do Centro de Abordagem Social.
A Operação Inverno 2025 de Mogi das Cruzes, iniciada no começo do mês, foca na abordagem a pessoas em situação de rua e na ampliação das vagas em abrigos.
Ampliação de Vagas e Atendimento Reforçado
O município conta com seis unidades de acolhimento permanentes, que somam 158 vagas. Com a Operação Inverno, 36 vagas adicionais foram criadas, totalizando 194 vagas. Essa ampliação ocorreu nos próprios abrigos já existentes, por serem espaços mais acolhedores e adequados para esse tipo de serviço.
As equipes do Serviço de Abordagem Social estão atuando em horário estendido, das 7h às 22h. Há também equipes de sobreaviso para emergências ou ajustes conforme a demanda, sempre monitorando as oscilações de temperatura e o número diário de atendimentos.
Durante as abordagens, os agentes sociais buscam conscientizar as pessoas a saírem da situação de rua, oferecendo acolhimento nas unidades de serviço e encaminhamento para outros suportes. Para aqueles que recusam o acolhimento, são distribuídos cobertores.
A referência para o atendimento às pessoas em situação de rua permanece sendo o Centro POP, localizado no Mogilar. O equipamento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e tem como objetivo assegurar atendimento e atividades que promovam o desenvolvimento de sociabilidades, fortalecendo vínculos interpessoais e/ou familiares para a construção de novos projetos de vida. O Centro POP oferece trabalho técnico para análise das demandas dos usuários, além de orientação individual e em grupo.
Serviço:
- Centro de Abordagem Social (WhatsApp): (11) 99827-0909
- Centro POP (telefones): (11) 4796-3862 ou (11) 4790-1244
Crédito das fotos: PMMC



