Mogi das Cruzes foi homenageada nesta quarta-feira (18/06) com o Selo Cidade AbraçAr – Nível Esmeralda, um reconhecimento por seus avanços significativos na linha de cuidados da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). A secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, recebeu a premiação durante o 38º Congresso do Conasems, em Belo Horizonte (MG). Mogi está entre as nove cidades do País a receber essa certificação nacional, sendo três delas integrantes do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+), ao lado de Itaquaquecetuba e Guarulhos.
Concedido pela farmacêutica Boehringer Ingelheim, o selo atesta o compromisso de Mogi das Cruzes com a atenção à saúde de pacientes com doenças respiratórias. Essa certificação faz parte de um programa de consultoria técnica oferecido na região pela Boehringer Ingelheim, em parceria com o Condemat+, que capacita médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e agentes comunitários. O objetivo é aprimorar as redes de atendimento na saúde pública, promovendo um cuidado integral do paciente, desde o diagnóstico até a definição da melhor estratégia terapêutica, além de qualificar as equipes de saúde e aprimorar indicadores.
Compromisso com a Qualidade e Futuras Metas
O Selo Cidade AbraçAr valoriza os esforços das administrações públicas e de suas equipes de Saúde, comprovando a qualidade do cuidado prestado a pacientes com problemas respiratórios na rede pública. Para alcançar o nível Esmeralda, o primeiro da certificação, Mogi das Cruzes foi avaliada em diversos critérios, como a capacitação de, no mínimo, 50% da equipe médica por meio da consultoria, a implantação de monitoramento mensal da fila para a realização da espirometria (exame que mede a função pulmonar) e o cumprimento de outros indicadores de qualidade que demonstram a efetividade da gestão e do cuidado. O município foi certificado por apresentar avanços nos indicadores de saúde relacionados ao atendimento de pacientes com DPOC, mostrando um impacto positivo na reorganização do cuidado na rede pública.
A secretária Rebeca Barufi, que também é coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do Condemat+, avalia a conquista como resultado do comprometimento das equipes com a saúde da população. “O selo mostra que estamos no caminho certo, promovendo atendimento qualificado, humano e integrado às necessidades dos nossos pacientes, valorizando o trabalho realizado e nos motivando a seguir aprimorando nossas práticas. É uma conquista coletiva, construída por profissionais comprometidos e gestores que acreditam em uma saúde pública mais resolutiva, humana e eficiente. Estar entre os poucos municípios certificados no País é motivo de orgulho”, destacou.
O reconhecimento é fruto da atuação técnica das equipes municipais, que participaram ativamente de oficinas, capacitações e reestruturação dos fluxos assistenciais, focando em estratégias mais resolutivas, diagnóstico precoce e acompanhamento contínuo. Atualmente, a rede municipal de saúde de Mogi realiza exames de espirometria mensais, mantém o programa antitabagismo nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e promove capacitações constantes para seus profissionais de Saúde.
Existem outros três níveis do Selo Cidade AbraçAr: Jade, Safira e Diamante. A partir de agora, a administração municipal já mira nas próximas metas para conquistar as demais certificações, que incluem treinamento das equipes de Atenção Básica, capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde na busca ativa por pessoas com maior probabilidade de desenvolver doenças respiratórias, e a implementação de uma linha de cuidado intersetorial com outras áreas da gestão, como a Educação.
A cerimônia de entrega desta quarta-feira (18/06) ocorreu durante o 38º Congresso do Conasems, organizado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Considerado o maior congresso de saúde pública do mundo, o evento reúne gestores, profissionais, especialistas e autoridades da área da Saúde para debater políticas públicas e inovações na gestão do SUS.
Foto: PMMC



