Suzano sedia mais uma etapa do projeto “Comunidade do Conto 2025” nesta quinta-feira, 26 de junho, às 19 horas. O encontro acontece no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (Rua Benjamin Constant, 682 – Centro) e é fruto de uma parceria entre a Associação Cultural Literatura no Brasil e a Secretaria de Cultura de Suzano. A entrada é gratuita e o evento está aberto para 50 pessoas.
Após debater “Inteligência Artificial e o Futuro da Humanidade” na primeira edição, o foco agora se volta para as “Mudanças Climáticas”. A programação incluirá uma roda de conversa mediada por Daniele Camboim e Rene Ribeiro, especialistas do Instituto Agroterra na Comunidade. O debate abordará os impactos das mudanças climáticas no cotidiano, a preservação de biomas brasileiros e as ações sustentáveis que podem ser adotadas individualmente ou em grupo.
Após a discussão, os participantes serão incentivados a desenvolver um conto inspirado nas reflexões do encontro. Esses textos serão apresentados em julho, na continuação da mesma edição.
A iniciativa, idealizada pelo escritor Ademiro Alves de Sousa, o Sacolinha, busca aproximar a leitura do cotidiano e promover a leitura e a escrita por meio de atividades práticas, como debates, leituras coletivas e a criação de contos e poemas.
“A atividade desta quinta une dois grandes tópicos que precisamos abordar com urgência: a escrita e as mudanças climáticas. Trazer o olhar artístico e racional por meio do projeto é gratificante e enriquecedor”, afirmou Sacolinha.
O secretário José Luiz Spitti destacou a relevância do projeto para a cultura do município. “Levar a literatura para além dos livros, promovendo encontros, é fundamental para o fortalecimento do pensamento crítico. Parabéns ao escritor Sacolinha pela iniciativa. Convido todos a virem até o Centro Cultural Moriconi para debater esse tema tão importante e, de quebra, exercitar a arte de escrever”, finalizou.
Próximo Encontro
A segunda edição do “Comunidade do Conto 2025” terá continuidade em 31 de julho, também às 19 horas. Na ocasião, os 12 primeiros participantes que chegarem ao Moriconi terão a oportunidade de ler e apresentar seus contos ao público.
Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano



