O Fundo Social de Mogi das Cruzes realizou nesta quinta-feira (26/06) a entrega de roupas e cobertores a famílias em situação de vulnerabilidade dos bairros de Cezar de Souza, Conjunto Jefferson da Silva e Botujuru. A ação faz parte da Campanha do Agasalho, que já está em pleno ritmo de entregas, buscando atender às necessidades mais urgentes da população com a chegada do inverno. A iniciativa começou por Jundiapeba e já passou pela Chácara Guanabara e Santo Ângelo, e continuará a beneficiar outros pontos da cidade nos próximos dias.
Com a queda das temperaturas e a iminência do inverno, o Fundo Social reforça a importância da doação de roupas de inverno, cobertores, mantas e outros itens que possam aquecer as pessoas mais necessitadas de Mogi. Um apelo especial é feito para a doação de peças masculinas, que representam apenas 20% das arrecadações até o momento.
A Campanha do Agasalho foi lançada em 21 de maio, com a meta ambiciosa de arrecadar 240 mil doações até 10 de agosto. Essa meta inclui cobertores, meias, peças infantis e adultas, além de roupas, caminhas e mantas para pets. Todos os donativos passam por uma rigorosa triagem realizada por voluntários do Fundo Social antes de serem distribuídos às famílias, atendidas por mais de 200 entidades, lideranças e associações de diversos bairros cadastrados.
Cerca de 200 postos de coleta estão distribuídos por toda a cidade, recebendo os donativos em escolas municipais, estaduais e particulares, ginásios esportivos, prédios públicos, supermercados, lojas e empresas parceiras.
“Toda doação é muito bem-vinda, porque ajuda diretamente as pessoas que mais precisam. Por isso, contamos com a solidariedade dos mogianos, que sempre colaboram com nossas campanhas, para ajudarmos o maior número de famílias possível, lembrando que precisamos, principalmente, de vestimentas masculinas”, destaca Maira Cusatis, presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes. Ela também anunciou que, neste ano, será entregue o Selo Amigo do Fundo Social aos colaboradores que mais contribuírem com doações.
Moradoras beneficiadas pela campanha expressaram sua gratidão. Maria Isabel de Godói Souza, 60 anos, pensionista do Jardim São Pedro, afirmou: “Há muitas pessoas carentes, principalmente nesta época do ano, em que faz mais frio. Só tenho gratidão ao Fundo Social por nos trazer estas doações”. Ruth da Silva, 60, diarista e mãe de cinco filhos, complementou: “Muita gente precisa de roupas e cobertores durante o ano todo, mas no inverno, a necessidade é ainda maior”.
No Conjunto Jefferson da Silva, a dona de casa Cristina Mariano, 39, que tem quatro filhos, contou: “O frio chegou mais cedo este ano e fica difícil comprar roupas para todos de casa”. Sua vizinha, Elisângela Batista Silva, 48, também agradeceu, mencionando que “Temos muitas crianças aqui e as roupas de inverno são sempre mais caras, por isso a maior dificuldade para comprá-las”.
Em Botujuru, Suellen de Oliveira Vieira, 28, mãe de seis filhos, ressaltou: “As roupas vão nos ajudar muito, principalmente porque aqui no bairro faz muito frio”. Francisca Isabel de Carvalho, 68, frisou a importância da consciência ao receber as doações: “Temos que levar apenas o que for preciso e deixar para os outros também, para que todos tenham chances de se aquecer neste inverno”.
Os interessados em colaborar com doações ou obter mais informações sobre a campanha podem entrar em contato pelo telefone 4798-6365 ou visitar a sede do Fundo Social, localizada no 1º andar do prédio da Prefeitura Municipal, na Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 277, Centro Cívico. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Créditos das fotos: PMMC



