A Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes apresentou, nesta quinta-feira (26/06) na Câmara Municipal, um balanço detalhado das ações realizadas durante o primeiro quadrimestre de 2025. A audiência pública demonstrou os esforços da pasta em oferecer educação de qualidade para os 47.074 estudantes da rede municipal, distribuídos em 211 unidades escolares. Desse total, 24.891 alunos estão em período integral, evidenciando o compromisso com a ampliação da jornada educacional.
“É uma oportunidade importante apresentar o trabalho que realizamos no primeiro quadrimestre, ouvirmos sugestões e onde é preciso melhorar, porque a educação se constrói a cada dia e a participação de todos é de grande importância. Quero agradecer a ação de toda nossa equipe que tem trabalhado muito para que as nossas crianças sejam atendidas com qualidade e equidade”, afirmou a secretária de Educação, Darly Aparecida de Carvalho, que esteve acompanhada pela adjunta da Pasta, Maria Aparecida Cervan Vidal.
Gestão e Tecnologia a Serviço da Educação
Um dos destaques das apresentações foram os painéis de dados, desenvolvidos pelo Departamento de Tecnologia Educacional. Essas ferramentas possibilitam o gerenciamento de pedidos de chamados técnicos de manutenção e suporte, além do controle de estoque e de dietas especiais do Departamento de Alimentação. Nos primeiros quatro meses do ano, a equipe de Manutenção concluiu 1.295 chamados de escolas e departamentos da Secretaria.
A pasta conta com um quadro de 3.496 servidores diretos, sendo 1.617 do Quadro do Magistério e 1.879 do Quadro Técnico de Apoio, além de 50 estagiários. No primeiro quadrimestre, 123 novos profissionais foram admitidos. A Secretaria também celebrou a redução no número de classes sem professor, que de 21 passou para apenas 3 em 4 de junho. No atendimento a alunos com deficiência, 868 foram avaliados, sendo 504 atendidos (182 novos atendimentos no período).
Na área de tecnologia, a Secretaria apresentou a substituição do contrato de conectividade e um estudo para aumentar a vida útil dos equipamentos atuais. Também foram detalhados os módulos do Sistema de Gestão Educacional (SGE), como o calendário das escolas, Ata de Conselho, Plano de Ação e Diário de Classe, que visam otimizar a gestão escolar.
Avanços Pedagógicos e Projetos Inovadores
O Departamento Pedagógico destacou a ampliação das ações de formação para os professores da rede municipal, tanto para a Educação Infantil quanto para o Ensino Fundamental. A Equipe Técnica de Educação Infantil trabalhou na estruturação e elaboração de um plano de ação mensal para as turmas de berçário, inicial e infantil I.
Um evento de grande relevância foi o “Leitura em Rede”, realizado em 2 de abril com a participação da Coordenadoria Especial da Primeira Infância, envolvendo estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental. A apresentação também divulgou projetos e parcerias desenvolvidas, além das iniciativas esportivas com instituições da cidade, algumas integrando o Programa Escola de Tempo Integral para o Ensino Fundamental.
O passeio ao circo, uma parceria entre a Prefeitura de Mogi e o circo que estava na cidade, proporcionou que 2.394 crianças de escolas rurais acompanhassem as atrações. A programação do primeiro quadrimestre da 3ª Olimpíada e Paralimpíada Pequenos Esportistas, que conta com a participação de 37 escolas em 12 modalidades esportivas e segue até outubro, também foi apresentada.
Outra ação importante do departamento é o Programa Municipal de Recuperação das Aprendizagens – “Recupera em Foco Mogi”, destinado a recuperar as aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental. Na área de avaliação, foram realizadas uma E-Aprendi especial para esse público, além da avaliação destinada do 2º ao 5º ano e as sondagens. O setor também destacou as ações referentes ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e o programa Alfabetiza Juntos, do Governo Estadual, com as escolas premiadas sendo apresentadas na audiência.
O projeto “Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola” foi ampliado, passando de 21 polos musicais (20 escolas e 1 núcleo de referência no Parque Leon Feffer) para 27 polos, com a inclusão de mais 7 escolas. O número de atendidos cresceu de 10.485 para 12.776 estudantes, um aumento de 2.291. As manutenções de espaços importantes, como a Escola Ambiental e o Cemforpe, também foram enfatizadas.
A audiência foi presidida pela vereadora Malu Fernandes, presidente da Comissão Permanente de Educação na Câmara Municipal. Participaram da apresentação as vereadoras Inês Paz e Priscila Yamagami e os vereadores Eduardo Ota e Johnny Fernandes Silveira, membros da Comissão, além dos vereadores Mauro Araújo e Edson Santos.



