Uma garça-branca (Ardea alba) foi resgatada nesta semana no Parque Centenário, em Mogi das Cruzes, após um incidente preocupante. A ave ficou presa em uma linha de pipa em uma das ilhas do lago do parque, mobilizando equipes de resgate.
O salvamento foi uma ação conjunta do Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal e do Corpo de Bombeiros. “A garça foi estabilizada e, agora, será encaminhada para um centro especializado em reabilitação de animais silvestres, na capital paulista, onde receberá os cuidados necessários para sua recuperação e eventual reintegração à natureza”, explicou o médico-veterinário Jefferson Leite, diretor da Vigilância Epidemiológica em Saúde.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes aproveita o ocorrido para reforçar um alerta importante: o caso serve como um lembrete dos graves riscos que as linhas de pipa, especialmente as com cerol ou as linhas chilenas, representam não só para a fauna silvestre, mas também para a segurança das pessoas.



