Mogi das Cruzes encerrou na última segunda-feira, 30 de junho, o Junho EcoSustentável, um mês inteiro dedicado à conscientização e ações práticas em prol do meio ambiente. Promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, o evento cumpriu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com uma programação diversificada que incluiu palestras, workshops e o reconhecimento de talentos locais.
“Tivemos um mês inteiro com uma série de eventos, palestras e ações práticas que mobilizaram a população, desde crianças até jovens, adultos e idosos, sempre mostrando a importância da preservação ambiental. A prefeita Mara Bertaiolli tem o meio ambiente como uma prioridade de sua gestão e nós estamos cumprindo sua determinação de trabalhar continuamente para construir uma Mogi das Cruzes cada vez mais sustentável”, comentou a secretária municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, Patricia Cesare.
Reconhecimento aos Jovens Talentos da Reciclagem
Um dos pontos altos da programação matutina foi a premiação do Concurso de Mascote da Reciclagem, realizada no prédio 2 da Prefeitura. Após a exibição de uma retrospectiva das atividades do Junho EcoSustentável, foram anunciados os vencedores, cujos desenhos foram escolhidos pelo Conselho Mogiano de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Comoma).
Os premiados foram:
- 1º Lugar: Manuela Maria Fernandes Duccini, da Escola Municipal Dr. Waldir Paiva de Oliveira Freitas, que levou para casa um Kindle.
- 2º Lugar: Miguel de Freitas Moraes, da Escola Municipal Dr. Luiz Beraldo de Miranda, premiado com um kit de ecolápis de cor Faber-Castell de 120 cores.
- 3º Lugar: Thiago Roberto Besse Ribeiro, da Escola Municipal Dr. Isidoro Bocault, que ganhou um kit de 96 lápis com estojo.
Inovação e Sustentabilidade em Debate
A manhã seguiu com a palestra “O que é uma moeda Reciclo-Social”, ministrada por Roseli Barbosa, diretora da ONG Espaço Urbano. Roseli, que lidera o renomado Programa Nacional Recicla Cidade, detalhou como a gestão de resíduos sólidos pode ser transformada através de modelos de economia circular, promovendo inclusão produtiva e justiça ambiental.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo os secretários Rinaldo Sakai (Desenvolvimento Econômico e Trabalho), Darly Aparecida de Carvalho (Educação), a adjunta Maria Aparecida Cervan (Educação) e a presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Maira Cusatis.
“O Desafio do Lixo”: Conscientização e Soluções para Resíduos
No período da tarde, a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal sediou o evento “O Desafio do Lixo”. A iniciativa teve como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos, abordando desde a compra e utilização até o descarte e suas implicações. Estandes informativos sobre os ciclos de reciclagem de diferentes materiais foram montados para o público.
O evento também contou com nove palestras detalhadas sobre os processos de reciclagem de diversos materiais, como tecido, vidro, isopor (EPS), banners (que viram bolsas), gesso, resíduos de construção civil (RCC) e a recuperação de embalagens por meio da logística reversa (apresentada pela empresa TekBond).
Ricardo Moscatelli, chefe da Divisão de Recicláveis da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, enfatizou os benefícios dessas discussões: “As palestras foram muito produtivas e mostraram que todos os resíduos podem ser reciclados, o que contribui para a redução do volume de material enviado aos aterros sanitários, geração de renda, combate ao aquecimento global, entre outros benefícios às pessoas e ao meio ambiente”.
Com o sucesso do Junho EcoSustentável, Mogi das Cruzes reforça seu compromisso com um futuro mais verde e sustentável. Você participa de iniciativas como essas na sua cidade?



