A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando a campanha de vacinação contra a gripe! Com o objetivo de ampliar o acesso à imunização, especialmente para os grupos prioritários, novas ações especiais estão programadas para os próximos dias.
Nesta quarta-feira, 16 de julho, o imunizante estará disponível no restaurante Bom Prato, localizado na região central, das 10h às 13h. Já no dia 24 de julho, a vacina chegará ao Pró-Hiper, no Mogilar, das 9h às 12h, e no Centro Municipal de Paradesporto, no Rodeio, das 13h30 às 16h30. É importante ressaltar que a ação no Pró-Hiper atenderá exclusivamente alunos e idosos em geral, enquanto os demais pontos estarão abertos para pessoas a partir de 6 meses de idade.
A vacina ofertada é a trivalente, que oferece proteção contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B, que estão circulando neste inverno. A proteção começa a ser eficaz entre duas a três semanas após a aplicação.
Vacinação Contínua em Postos de Saúde e PAs Pediátricos
Além dessas ações pontuais, a vacinação continua disponível, enquanto houver estoque, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Para quem precisa de um horário mais estendido, sete postos de saúde funcionam até as 18h: Alto Ipiranga, Braz Cubas, Jundiapeba, Vila Suíssa, Santa Tereza, Jardim Camila e ESF Nova Jundiapeba. Os endereços podem ser consultados no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes.
Desde o dia 1º de julho, a vacina também está sendo disponibilizada nas duas unidades de pronto atendimento pediátrico da cidade: o Pró-Criança e o Pronto Atendimento Infantil do Hospital Municipal. Nessas unidades, a vacinação é exclusiva para crianças atendidas no local que não apresentem sintomas gripais.
Quem Pode se Vacinar?
Atualmente, o imunizante contra a gripe está disponível para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade, enquanto houver estoque. No entanto, há uma reserva técnica destinada aos grupos prioritários, que incluem:
- Idosos
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes
- Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
- Pessoas com doenças crônicas
- Indígenas
- Quilombolas
- Pessoas em situação de rua
Para se vacinar, basta procurar a unidade de saúde mais próxima com um documento de identificação. Para crianças, é recomendável levar a caderneta de vacinação.
Até a última terça-feira, 8 de julho, Mogi das Cruzes já havia aplicado 110.827 doses da vacina contra a gripe, o que representa uma cobertura de 50,42% entre os grupos prioritários. Este índice está acima das médias nacional, estadual e regional. Apesar do bom desempenho geral, a cidade ainda busca atingir a meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde para alguns grupos, como os idosos (53,99% vacinados), crianças (43,64%) e gestantes (38,75%).
Não deixe de se proteger! A vacina é a melhor forma de prevenir complicações da gripe.



