O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes foi selecionado para integrar o importante projeto “Saúde em Nossas Mãos: Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala do Brasil”. A iniciativa, que tem como objetivo principal diminuir pela metade as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) até 2026, é um reconhecimento ao trabalho da unidade, gerenciada pela Fundação do ABC.
Qualificação e Segurança para os Pacientes
Recentemente, nos dias 26 e 27 de junho, a equipe do hospital participou da 1ª Sessão de Aprendizagem Presencial do projeto, que faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Este novo ciclo de aprimoramento foca na segurança do paciente e na qualificação dos serviços hospitalares, com ações específicas para reduzir as IRAS na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e minimizar os custos de hospitalização.
“A escolha do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes para integrar esse projeto nacional é um reconhecimento do trabalho sério e comprometido que estamos fazendo na área da saúde em Mogi. Nosso objetivo é oferecer um atendimento cada vez mais seguro, humano e de qualidade para toda a população”, destaca a prefeita Mara Bertaiolli.
Parceria de Excelência e Impacto Nacional
O projeto “Saúde em Nossas Mãos” é uma parceria do Ministério da Saúde com seis renomadas instituições de excelência: Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HCor, Hospital Moinhos de Vento, Hospital Sírio-Libanês e Beneficência Portuguesa. A iniciativa conta ainda com o apoio técnico do Institute for Healthcare Improvement, uma organização internacional referência em práticas de segurança do paciente.
As Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (IRAS) são um dos grandes desafios dos hospitais brasileiros. No entanto, o Ministério da Saúde aponta que cerca de 70% dos danos registrados nas unidades hospitalares do país são evitáveis. Isso reforça a importância da adesão do Hospital Municipal a essa iniciativa, que não só busca reduzir infecções, mas também otimizar recursos e diminuir os custos com hospitalizações, promovendo uma gestão mais eficiente.
“Cuidar das pessoas com qualidade exige planejamento, capacitação constante e decisões técnicas bem fundamentadas. Esse projeto soma forças ao nosso trabalho diário por uma saúde pública mais resolutiva e humanizada”, afirma o vice-prefeito Téo Cusatis.
A participação do Hospital Municipal no projeto é um passo fundamental para fortalecer as ações de segurança do paciente e qualificar o atendimento da rede municipal de saúde de Mogi das Cruzes. O evento de aprendizagem proporcionou um ambiente valioso para a troca de experiências e o compartilhamento de boas práticas entre diferentes instituições de saúde. “Nossa prioridade é cuidar das pessoas com excelência. Iniciativas como essa mostram que estamos avançando com responsabilidade e compromisso, já que investir na prevenção de infecções melhora a experiência dos pacientes nas nossas unidades”, concluiu a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi.
Participaram da atividade a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Giovanna Martins, a coordenadora de Enfermagem Samantha Cruz e o analista contábil Rangel da Costa Flor.
É uma ótima notícia para a saúde de Mogi, não é? O que você pensa sobre a importância da prevenção de infecções em hospitais?



