Mogi das Cruzes celebra o sucesso do Mutirão de Catarata, uma iniciativa da Prefeitura em parceria com a Santa Casa de Mogi, que faz parte do programa Pró-Visão. Pacientes que aguardavam há mais de um ano pela cirurgia expressam grande satisfação com a agilidade do procedimento, a qualidade do atendimento e o acompanhamento pós-operatório oferecido. A ação visa atender a demanda reprimida por atendimentos oftalmológicos na cidade.
Cirurgias Aceleradas e Pacientes Satisfeitos
Lançado em 4 de junho pela prefeita Mara Bertaiolli e o vice-prefeito Téo Cusatis, o mutirão tem como meta realizar 908 procedimentos até dezembro de 2025. As cirurgias de catarata ocorrem de terça-feira a sábado pela manhã, e às sextas-feiras durante todo o dia, ampliando a capacidade de atendimento para uma média de 100 cirurgias por mês exclusivamente pelo mutirão.
Com a iniciativa, o número total de cirurgias de catarata realizadas mensalmente em Mogi das Cruzes subiu para 159, um aumento significativo em relação às 59 cirurgias mensais que a Santa Casa já realizava via contrato com a Prefeitura.
Os relatos dos pacientes reforçam o sucesso da ação:
- Cleusa dos Santos, 72 anos, que esperava há mais de um ano, elogiou a rapidez do processo após o contato inicial: “Passei pela cirurgia, pela recuperação, fui ao retorno, e estou muito satisfeita com tudo”.
- Maria Inês Santesso, 79 anos, também na fila há um ano, destacou a excelência da equipe: “O atendimento foi excelente e deu tudo certo. Várias pessoas que estavam aguardavam também foram chamadas e comentam a importância do mutirão. Os médicos são excelentes, assim como toda a equipe”.
- Mário Clayton Staut de Abreu, 85 anos, que aguardava desde novembro passado, aprovou a cirurgia rápida e a equipe atenciosa: “A cirurgia foi rápida e com uma equipe muito boa. Gostamos do atendimento de modo geral, desde os médicos, até enfermeiros e todos os atendentes, sempre atenciosos e competentes”.
- Margarida Santos Silva, 74 anos, que esperava há dois anos, comemorou a melhora em sua visão: “Nem acreditei quando me ligaram. Agora, já fiz a cirurgia nos dois olhos, passei pela recuperação e estou me sentindo muito melhor”.
- A auxiliar de limpeza Josa Efigênia Pereira, 65 anos, já retornou ao trabalho após fazer a cirurgia nos dois olhos, segundo seu esposo, Antonio Pereira: “O atendimento foi muito positivo e satisfatório, tanto que já voltou a trabalhar”.
Os pacientes são contatados por telefone com base em critérios técnicos, como tempo de espera (desde 2023) e comprovação de residência em Mogi das Cruzes, para realizar o exame de biometria ultrassônica, essencial para a cirurgia.
Os procedimentos, que duram entre 20 e 25 minutos, são ambulatoriais, permitindo que os pacientes recebam alta no mesmo dia com todas as orientações para os cuidados pré e pós-operatórios. Uma equipe experiente de oftalmologistas, liderada pelos Drs. Ricardo Costa Boucault, Fernando Costa Boucault, Laila Batata Lopes Nunes de Souza e Felipe di Bisceglie Cid, conduz o mutirão.
Pró-Visão: Um Compromisso com a Saúde Ocular em Mogi
O programa Pró-Visão, um compromisso da atual gestão, teve início no começo do ano com um Mutirão de Oftalmologia em parceria com a Clínica Boucault, realizando 750 atendimentos. A ampliação das cirurgias oftalmológicas em parceria com a Santa Casa de Mogi, que inclui o Mutirão de Catarata, começou em junho.
Mais recentemente, em 2 de julho, uma força-tarefa em parceria com o Lions Clube Mogi das Cruzes foi iniciada para atender cerca de 1.500 pacientes (crianças e adultos) que aguardam por consultas e exames oftalmológicos na rede municipal. Esta ação acontece na Unidade Clínica Ambulatorial (Unica) de Jundiapeba até 30 de julho e, de 1º a 10 de agosto, estará na UnicaFisio, no Rodeio, com retorno previsto para outubro.
É inspirador ver o impacto positivo dessas ações na vida dos mogianos, não é? O que você acha sobre a importância dos mutirões de saúde para a população?



