Suzano está de volta à rotina escolar! A Secretaria de Educação da cidade iniciou nesta terça-feira, 22 de julho, o 2º semestre do ano letivo de 2025. Com isso, 26.838 estudantes retornaram às salas de aula nas 72 unidades próprias e 29 conveniadas da rede municipal. O período de recesso, que começou em 7 de julho, foi intensamente aproveitado para a qualificação dos 1.483 professores e 1.701 servidores que compõem a secretaria.
Dos quase 27 mil alunos que voltaram às aulas, 6.566 são crianças de 0 a 3 anos (creches), 7.278 são alunos de 4 e 5 anos (pré-escola), e 12.846 são estudantes do Ensino Fundamental I (6 a 10 anos). Além disso, 144 matrículas correspondem à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Nesta terça-feira, as equipes de cada unidade escolar também receberão os pais para promover o diálogo direto com a direção e os profissionais que atuam com as turmas, reforçando a parceria entre família e escola.
Formação Continuada e Palestra com Mário Sérgio Cortella Marcam o Recesso
A qualificação dos profissionais foi um ponto chave no recesso. Nos dias 15 e 16 de julho, agentes de apoio à inclusão e agentes de apoio à pessoa com surdez, totalizando 256 profissionais que dão suporte a alunos com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA), participaram de uma formação especial. Os temas abordados incluíram “Organização do Atendimento Educacional Especializado e suas particularidades”, “Prevenção e gestão de crises” e “Importância da interação para comunicação”. A formação também contou com a participação de Shirlei Maia, coordenadora sênior da Escola Perkins para Deficientes Visuais no Brasil, que discutiu “Recursos e estratégias de comunicação”, visando fortalecer as habilidades e conhecimentos para um melhor atendimento aos alunos.
Em um evento de grande destaque, na véspera da volta às aulas (segunda-feira, 21 de julho), os educadores de Suzano tiveram a oportunidade de participar de uma palestra com o renomado filósofo e educador Mário Sérgio Cortella. Na Arena Suzano, Cortella ministrou a palestra “Cenários Turbulentos e Mudanças Velocíssimas”, que provocou uma profunda reflexão sobre a importância da adaptação e do aprendizado contínuo. O encontro também abordou a humildade intelectual como pilar para o crescimento e a necessidade de um ensino que se adapte às novas realidades e tecnologias, alertando sobre os perigos de métodos ultrapassados.
Gestão Reforça Compromisso com o Futuro da Educação em Suzano
A secretária de Educação, Renata Priscila Valencio Magalhães, enfatizou a preparação da rede municipal para este novo ciclo. “Temos feito as reuniões de planejamento que são necessárias, assim como receberemos os pais nas unidades, para reforçar o diálogo com as famílias dos alunos. Iniciamos mais um semestre letivo para seguir promovendo as ações destinadas ao desenvolvimento dos estudantes, com a estrutura que ofertamos em sala de aula, sob a condução de toda a equipe da Educação”, destacou.
O prefeito Pedro Ishi também reforçou o apoio contínuo da administração municipal. “A educação é a base para o futuro da nossa cidade. Temos uma rede robusta que abriga mais de 26 mil alunos. Daremos as condições necessárias para que as crianças possam se desenvolver e aprender com as ferramentas que são oferecidas no dia a dia. Começamos mais um ciclo com muita energia para contribuir com os nossos estudantes”, frisou o chefe do Executivo.
Créditos das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano
Como você acredita que a qualificação contínua dos professores impacta o desenvolvimento dos alunos?



