FOFOQUEI MOGI - LOGO

Fique atento!

Assine nosso boletim informativo para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

[mc4wp_form id="448"]
Mogi das Cruzes

Profissionais de Apoio da Educação Especial de Mogi das Cruzes Recebem Capacitação Abrangente no Cemforpe

Mogi das Cruzes deu início, nesta terça-feira (22/07), a uma importante capacitação para os profissionais de apoio da rede municipal de ensino que atuam com crianças público-alvo da Educação Especial. Os encontros, organizados pela Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Educação Especial e Inclusiva (DEEI), acontecem no Cemforpe e seguem até sexta-feira (25/07), com o objetivo de fortalecer as práticas inclusivas nas escolas.

A secretária de Educação, Darly Carvalho, destacou a relevância desses profissionais: “Vocês são parte da engrenagem da Secretaria de Educação, são de extrema importância no atendimento de nossas crianças, oferecendo um serviço de qualidade aos munícipes. Estamos à disposição para ouvir e realizar um trabalho coletivo com o objetivo de melhorar e facilitar o dia a dia de vocês”. A formação também contou com a presença da secretária adjunta da Pasta, Maria Aparecida Cervan Vidal, e da diretora do Departamento de Educação Especial e Inclusiva, Claudia Regueiro.

Primeiros Dias de Aprendizado Intenso

O primeiro dia de formação começou com a palestra “Cuidados necessários com a alimentação”, ministrada pela nutricionista Elisângela Teixeira, responsável pelo Departamento de Alimentação Escolar (DAE). Ela abordou cuidados com a seletividade alimentar e estratégias para incentivar os estudantes a experimentar novos alimentos. Em seguida, a fisioterapeuta Myrian Guimarães, da EMESP Profª Jovita Franco Arouche, apresentou o tema “Caminhos acessíveis para crianças e estudantes com mobilidade reduzida”. Myrian utilizou estudos de caso para demonstrar a importância da acessibilidade em seus diversos aspectos: arquitetônica, comunicacional, atitudinal e metodológica. “Abordamos maneiras práticas e acessíveis de adaptar o ambiente escolar para atender crianças com deficiência. Depois, trabalhamos com estudos de caso reais, pensando em estratégias que podem ser aplicadas no cotidiano das escolas”, explicou a fisioterapeuta.

A qualidade da formação tem sido elogiada pelos participantes. “Tudo que a gente aprende aqui, a gente leva para o dia a dia. Dá para absorver bastante”, comentou a profissional de apoio Thomaza Andréa, que atua na EM Prof. Jacks Grinberg. Nesta quarta-feira (23/07), a programação incluiu as palestras “Acessibilidade e Inclusão: Ver além dos limites”, com a professora especialista em deficiência visual Regina Machado, e “Compreendendo a presença do aluno surdo: História, Cultura e Práticas Pedagógicas”, com Lucas Martins, graduado em Filosofia, Pedagogia e Letras/Libras.

Próximos Dias: Oficinas Práticas e Articulação

Nesta quinta-feira (24/07), os profissionais de apoio terão a oportunidade de participar de oficinas práticas com a APAE Mogi das Cruzes sobre “Currículo natural” e o uso de tecnologias de baixo custo para promover acessibilidade, em parceria com a Clínica Bem Te Vi.

A programação será encerrada na sexta-feira (25/07) com uma formação integrada conduzida pelo setor de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que abordará a acessibilidade curricular na prática e a importância da articulação entre os diferentes profissionais da rede.

A capacitação contínua desses profissionais é fundamental para garantir um ambiente escolar cada vez mais inclusivo e acolhedor para todas as crianças.

Foto: PMMC

Você também pode querer ler:

Mogi das Cruzes

Carnaval em Mogi das Cruzes: 10 mil passageiros esperados e Procon fiscaliza rodoviária.

Entre a última sexta-feira (28) e a quarta-feira (5), o Terminal Rodoviário Geraldo Scavone, em Mogi das Cruzes, espera receber
Mogi das Cruzes

Março por Elas: Mogi das Cruzes Promove Mês Dedicado às Mulheres

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, Mogi das Cruzes preparou um mês de março repleto de atividades especiais para