A Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes deu um passo importante no aprimoramento de seus profissionais, levando 44 coordenadores pedagógicos para uma ação formativa enriquecedora em São Paulo. O objetivo? Refletir sobre o cotidiano das infâncias e como garantir um maior bem-estar para os pequenos nas creches e pré-escolas.
Na última quarta-feira (30/07), os educadores estiveram no Sesc 14 Bis, no coração da Bela Vista, para uma experiência transformadora. O ponto alto da visita foi a exposição “Pausa”, da renomada artista Stela Barbieri. A mostra convidou os presentes a uma profunda reflexão, questionando o significado e a importância das pausas no dia a dia das crianças. Perguntas como “O que é uma pausa?” e “Que tipos de experiências são possíveis em uma pausa?” guiaram o diálogo e o olhar sensível para o tempo dos pequenos.
A escolha da exposição de Stela Barbieri não foi por acaso. A artista, que transita entre artes visuais, educação e literatura, é conhecida por criar espaços que convidam à coparticipação e subvertem os limites entre diferentes linguagens. Sua obra é um convite à reflexão sobre a interação entre arte e educação, conceitos essenciais para o desenvolvimento infantil.
A secretária Renata Priscila Valencio Magalhães ressaltou a importância de investir na formação contínua dos educadores. “É fundamental que possamos garantir ações que promovam acesso a experiências sobre novas percepções do aprendizado. Isso melhora nossa atuação no cotidiano e torna a experiência em sala de aula cada vez mais interessante”, afirmou a titular da pasta.
A iniciativa promete impactar positivamente a rotina das escolas de educação infantil em Mogi, incentivando um olhar mais atento e valorizando as pausas como parte crucial do processo de aprendizado e bem-estar das crianças.
Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano



