A segunda semana do Agosto Verde em Mogi das Cruzes foi intensa, com uma série de ações coordenadas pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria Especial da Primeira Infância. O objetivo foi reforçar a atenção e o preparo para o atendimento das crianças de zero a seis anos, com a participação das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social.
As atividades, que se encerraram nesta sexta-feira (15/08), incluíram oficinas, formações e visitas a creches. A semana começou com a visita da professora Vasti Marques, da Fundação Van Leer, para alinhar a implementação do programa “Cria na Paz” em creches subvencionadas. A iniciativa, que visa promover a cultura de paz e a educação não violenta, terá início oficial na próxima segunda-feira (18/08).
Os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) também foram palcos de atividades. O CRAS Jundiapeba I realizou a oficina “Café com CRAS”, que discutiu a estratégia “Cinco Básicos” e a importância dos vínculos na infância. Já o CRAS Jundiapeba II promoveu a oficina “Desvendando o significado da palavra cuidado”, incentivando as famílias a refletirem sobre o papel da rede de apoio no desenvolvimento infantil.
Para a prefeita Mara Bertaiolli, o Agosto Verde é um compromisso da cidade com o futuro. “Cada ação é pensada para garantir que nossas crianças tenham um início de vida saudável, seguro e estimulante. Esse trabalho intersetorial fortalece as famílias e constrói uma cidade mais justa e preparada para o futuro”, destacou.
A formação intersetorial sobre o Brincar também marcou a semana, reunindo servidores das secretarias envolvidas no Cemforpe para discutir o papel da brincadeira no desenvolvimento e como ela se conecta com a estratégia “Cinco Básicos”. O coordenador da Primeira Infância, Claudio Rodrigues, reforçou que a união entre as secretarias é fundamental: “Com essa união intersetorial, conseguimos criar uma rede de cuidado que acompanha a criança em todas as suas dimensões”.
Foto: PMMC



