Em busca de soluções inovadoras e sustentáveis, uma comitiva de Mogi das Cruzes, composta por funcionários das Secretarias de Meio Ambiente e Proteção Animal e de Planejamento e Urbanismo, visitou a empresa Fuplastic, em Cotia. O objetivo da visita foi analisar a viabilidade de utilizar uma tecnologia que transforma plástico reciclado em blocos estruturais, que podem ser usados em obras na cidade.
Potencial para Projetos Públicos
A secretária municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, Patricia Cesare, expressou o entusiasmo da equipe com o potencial da tecnologia. “Ficamos impressionados com o potencial dessa tecnologia para acelerar projetos de urbanização e melhorias dos parques em Mogi, aliando sustentabilidade e eficiência”, destacou. A proposta agora é estudar a possibilidade de incorporar esses blocos em projetos de mobiliário urbano, como banheiros públicos em parques, ecopontos e galpões.
Produção Ecológica e Eficiente
Durante a visita, a equipe conheceu todo o processo de produção, desde a chegada do plástico reciclado até a prensagem que resulta em blocos, telhas e outras peças. A tecnologia se destaca por ser ecologicamente correta, pois cada bloco produzido ajuda a desviar plástico de aterros, e por sua eficiência: o sistema de encaixe rápido pode reduzir o tempo de execução de obras em até 70% em comparação com a alvenaria tradicional.
Além da secretária Patricia Cesare, a comitiva de Mogi foi formada por Joana D’Arc Silva, Fernanda Midori Kano e Ricardo Moscatelli. A iniciativa reforça o compromisso da cidade com a busca por soluções que combinam proteção ambiental e urbanismo moderno.
Créditos de imagem: Divulgação/Prefeitura de Mogi das Cruzes



