A segurança pública de Mogi das Cruzes acaba de ganhar um super reforço! A prefeita Mara Bertaiolli e o vice-prefeito Téo Cusatis lançaram a Diária Especial por Atividade Complementar (DEAC) da Guarda Civil Municipal. A medida, que já está em funcionamento, permite que os guardas trabalhem em seus dias de folga e sejam remunerados por isso. A expectativa é que o número de guardas nas ruas aumente em até 25% nesta primeira fase.
O lançamento aconteceu na Rua Thuller, no Jardim Universo, uma das regiões que já receberá o reforço. O patrulhamento extra também será feito em áreas como a Região Central, Braz Cubas e Jundiapeba, com o objetivo de aumentar a sensação de segurança para a população.
A prefeita Mara Bertaiolli destacou que a DEAC vai valorizar o trabalho da GCM e fortalecer o planejamento de segurança. “Vamos ter nossos guardas civis andando, fazendo o patrulhamento, conversando com os comerciantes, ouvindo as pessoas para oferecer mais segurança aos mogianos”, afirmou.
Como Funciona a DEAC?
A DEAC é um modelo parecido com a Atividade Delegada da Polícia Militar. Os guardas podem trabalhar por 8 horas em seus dias de folga, com um limite de 10 diárias por mês. A prefeitura investirá cerca de R$ 240 mil para o programa.
O secretário de Segurança, Gilberto Ito, explicou que a iniciativa vai intensificar o policiamento nos bairros, permitindo uma resposta mais rápida e eficiente para a população.
Mais Investimentos na Segurança
O lançamento da DEAC é mais um passo em uma série de investimentos na segurança de Mogi. Recentemente, a prefeitura já incorporou 64 novos guardas ao patrulhamento e lançou o aplicativo SOS Mulher Mogiana, uma plataforma de emergência para mulheres com medidas protetivas. Além disso, a base da GCM na praça Oswaldo Cruz foi reativada, garantindo patrulhamento 24 horas no Centro.
Para entrar em contato com a Guarda Civil Municipal, a população pode ligar para o telefone 153, que funciona 24 horas por dia.
Créditos da imagem: Divulgação/Prefeitura de Mogi das Cruzes



