Uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Mogi das Cruzes teve uma missão diferente nesta terça-feira: resgatar um bicho-preguiça (Bradypus variegatus) que resolveu fazer um “tour” pelo bairro do Cocuera. O animal silvestre foi encontrado em uma residência, e os moradores, cientes da importância de não mexer no animal, acionaram a prefeitura.
Prontamente, o CCZ enviou uma equipe técnica ao local. O resgate foi realizado de maneira segura e, após uma avaliação veterinária que confirmou a boa saúde do animal, ele foi devolvido ao seu lar natural, na Serra do Itapeti.
O veterinário Jefferson Leite, diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, destacou a importância de proteger a fauna silvestre e, ao mesmo tempo, garantir a segurança da população. “Quando acionado, o Centro de Controle de Zoonoses está preparado para atuar de forma técnica e responsável, preservando o equilíbrio entre a cidade e a fauna silvestre”, explicou.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes reforça o pedido para que os moradores acionem o CCZ sempre que encontrarem animais silvestres em risco ou fora de seu habitat. A equipe é treinada para realizar o resgate, fazer a avaliação veterinária e dar o encaminhamento correto, garantindo a segurança de todos.
Para entrar em contato com o CCZ, os telefones são: 153, 4798-6799 e 4798-6785.



