Um cachorro em situação de extrema negligência foi resgatado na última terça-feira (09/09) no centro de Suzano, em uma operação conjunta que envolveu a Secretaria de Meio Ambiente, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Civil. O resgate só foi possível graças à denúncia de uma protetora de animais, que alertou o vereador Marcel da ONG sobre a situação do animal.
O vereador, ao ser informado de que o cão estava caído entre papelões e com visíveis ferimentos, acionou imediatamente o Setor de Bem-Estar Animal da prefeitura. Ao chegarem ao local, os agentes confirmaram o estado de maus-tratos e resgataram o animal. Ele foi levado para uma clínica veterinária particular, onde está recebendo os cuidados necessários.
Após o resgate, a equipe registrou um boletim de ocorrência na Delegacia Central de Suzano. O tutor do animal agora responderá pelas medidas legais cabíveis.
Segundo o vereador Marcel da ONG, a ação demonstra o poder da união entre a sociedade e o poder público. “Quando recebemos denúncias da população, precisamos dar encaminhamento rápido. Esse caso mostra que, quando trabalhamos em conjunto com o Bem-Estar Animal, conseguimos dar resposta imediata e salvar uma vida”, afirmou o parlamentar.
O secretário de Meio Ambiente, André Chiang, reforçou o compromisso da gestão em proteger os animais. “O trabalho do Bem-Estar Animal é prioridade da nossa gestão e, em casos como este, cada minuto faz a diferença para salvar a vida de um animal. Vamos seguir atuando com rigor para proteger os animais e responsabilizar quem os maltrata”, destacou.
Assim que estiver recuperado, o cachorro será incluído no projeto de adoção responsável da prefeitura, o “Baby, me Leva!”, para encontrar um novo lar.
Créditos das fotos: Divulgação/Secop Suzano e Mauricio Sordilli/Secop Suzano



