A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está em uma importante ofensiva para proteger a população mais jovem contra o HPV (Papilomavírus Humano). A estratégia consiste em levar a vacinação diretamente para os alunos de 9 a 19 anos em oito escolas municipais e estaduais nas regiões norte e sul da cidade.
As ações, que tiveram início em 15 de setembro e se estenderão até esta sexta-feira (26/09), combinam a imunização com um trabalho essencial de conscientização sobre o vírus. O HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que afeta a pele e as mucosas, podendo causar tumores malignos em áreas íntimas, boca e garganta. A vacina é a forma mais eficaz de prevenção, aliada ao uso de preservativos.
UBSs em Ação Pelo Alto Tietê
As equipes da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica estão trabalhando em conjunto com o suporte de profissionais dos postos de saúde próximos às escolas.
- Região Norte: As equipes da UBS Dona Benta e da USF Eduardo Nakamura foram responsáveis pela vacinação em unidades como a E.E. David Jorge Cury, E.M. Vereador Waldemar Calil, E.E. Maria Elisa de Azevedo Cintra, E.M. Victor Salviano, E.E. Antônio Brasílio Menezes da Fonseca e E.E. Comandante Jacques Yves Cousteau.
- Região Sul: Os técnicos da UBS Palmeiras realizarão a ação nas Escolas Estaduais Roberto Bianchi (quarta-feira, 24/09) e Helena Zerrener (sexta-feira, 26/09).
Busca Ativa e Conscientização
O secretário de Saúde, Diego Ferreira, destacou a importância da iniciativa.
“É mais uma estratégia importante que garante prevenção aos jovens de nossa cidade. Aproveitamos a oportunidade para dialogar e reforçar a conscientização sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar as infecções sexualmente transmissíveis”, declarou o titular da pasta.
Paralelamente à imunização contra o HPV, as unidades de Atenção Básica estão fazendo a busca ativa de faltosos para a vacina SCR (sarampo, caxumba e rubéola) em crianças a partir de seis meses e também para o imunizante contra febre amarela em crianças com mais de nove meses.
Créditos das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano e Wanderley Costa/Secop Suzano



