A política de segurança alimentar em Itaquaquecetuba deu um salto significativo com a municipalização da gestão do programa Viva Leite. Antes sob responsabilidade do governo estadual, o programa agora será gerenciado pela Secretaria de Abastecimento, Segurança Alimentar e Agricultura, garantindo maior autonomia e eficiência na distribuição para as famílias mais vulneráveis da cidade.
“Com a municipalização do Viva Leite, podemos atuar de forma mais próxima à população, ampliando o alcance do programa e tornando a distribuição mais eficiente e alinhada à realidade da nossa cidade”, afirmou o secretário de Abastecimento, Rolgaciano Fernandes. O Viva Leite é crucial por fornecer leite pasteurizado gratuitamente a crianças e idosos em situação de vulnerabilidade.
Grandes Conquistas para a Segurança Alimentar
Além de assumir a gestão do Viva Leite, a pasta de Abastecimento anunciou diversas iniciativas que consolidam o novo foco em combate à fome e incentivo à economia local:
- Adesão ao SISAN: O município aderiu ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), integrando-se à articulação nacional de políticas públicas do setor.
- R$ 500 Mil do PAA: Itaquá foi contemplada com um investimento de R$ 500 mil do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal. Este recurso será usado para comprar alimentos diretamente da agricultura familiar local, que serão distribuídos a instituições socioassistenciais e famílias em insegurança alimentar.
- Projeto Cozinhalimento: A cidade recebeu o projeto que irá promover capacitação profissional, fomento ao empreendedorismo e valorização da alimentação saudável.
- Reforma do Banco de Alimentos: Foi anunciada a reforma do Banco de Alimentos, no Parque Ecológico Mário do Canto, para criar uma infraestrutura moderna e segura para o recebimento, armazenamento e distribuição de doações.
O prefeito Eduardo Boigues finalizou destacando o impacto das ações: “São muitas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da população. Estamos fortalecendo as parcerias para garantir que todos os recursos cheguem às famílias.”
Fotos: Aline Sabino



