A Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar de Mogi das Cruzes está em alerta e sob forte monitoramento devido a seis notificações de meningite registradas nos últimos dias. A notícia, que mobiliza a Vigilância Epidemiológica, confirma dois casos (uma infecção bacteriana e uma viral) e mantém quatro em investigação.
Segundo a Prefeitura, todos os pacientes são moradores de Mogi, estão estáveis, e não apresentam sinais de gravidade, recebendo tratamento em hospitais das redes pública e particular.
Detalhes das Notificações
Entre os casos, há uma situação de atenção em uma creche municipal, de onde vieram duas notificações:
- Uma criança já teve a meningite confirmada por enterovírus (viral) e já recebeu alta.
- A segunda criança da mesma creche está internada, aguardando o resultado laboratorial.
Outros quatro casos foram evidenciados mais recentemente. Entre eles, está uma paciente de 56 anos com confirmação de infecção bacteriana, e mais três crianças que aguardam os exames. Embora os resultados sejam aguardados, todos os pacientes já iniciaram o tratamento de imediato.
A Vigilância Epidemiológica informou que está realizando a profilaxia e o monitoramento dos casos, dando orientações a familiares, equipes de saúde e reforçando as medidas preventivas nas escolas.
Reforço na Vacinação é Crucial
A Secretária de Saúde, Rebeca Barufi, fez um apelo urgente à população: “A atualização da caderneta de vacinação, especialmente com as doses disponíveis contra meningite, é fundamental para a proteção de crianças e adolescentes”.
Mogi das Cruzes apresenta uma cobertura de 79% contra meningite C em menores de 1 ano. O município oferece gratuitamente as vacinas Pneumocócica 10-valente (aos 2 e 4 meses) e, principalmente, a Meningocócica ACWY, usada como reforço a partir dos 12 meses para ampliar a proteção.
As vacinas estão disponíveis de segunda a sexta, das 8h às 16h30, em todas as UBSs e ESFs. Sete unidades funcionam com horário estendido (até as 18h): Alto Ipiranga, Braz Cubas, Jundiapeba, Vila Suíssa, Santa Tereza, Jardim Camila e ESF Nova Jundiapeba.
Atenção: Se você teve contato com algum paciente, a recomendação é observar o estado de saúde por 10 dias e, em caso de febre, dor de cabeça ou vômitos, procure imediatamente um serviço médico.



