Cerca de 100 alunos do Cempre José Limongi Sobrinho, do Botujuru, colocaram a mão na massa – e na água! – para celebrar o Dia do Tietê. O evento “Plantando Vida Pelo Tietê”, que teve que ser remarcado devido à chuva, finalmente aconteceu nesta segunda-feira (29/09) no Parque Centenário, em Mogi das Cruzes.
Lição Prática de Meio Ambiente
A ação, uma parceria entre o Semae, secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação, UMC e Instituto Itaquareia, foi uma verdadeira aula prática de ecologia.
Às margens do Rio Tietê, de forma organizada, as crianças soltaram centenas de peixes das espécies lambari do rabo vermelho (nativa da região) e cará. Em seguida, participaram do plantio de árvores, utilizando espécies nobres como jequitibá, cedro rosa e ipê branco, ajudando a fortalecer a mata ciliar.
A Escola do Botujuru foi escolhida pois participa ativamente do programa “Educação Ambiental em Saneamento Básico” do Semae, que educa os estudantes sobre o ciclo da água, a poluição e a importância do Tietê.
Mini-Agentes do Rio
Além do plantio e da soltura, a UMC realizou uma atividade sobre erosão e a importância das matas ciliares.
No encerramento, a emoção tomou conta: os alunos foram oficialmente nomeados e receberam um botton com a inscrição “Eco Agente”. Segundo a engenheira ambiental Juliana Fernandes Machado, o objetivo principal é “criar nas crianças mais apego ao Tietê, ampliando o conhecimento sobre a importância do rio para Mogi das Cruzes.”
O programa do Semae, criado em 2024, foi ampliado neste ano para escolas como o Cempre José Limongi, provando que a educação ambiental está cada vez mais forte em Mogi!
Créditos das fotos: Divulgação/PMMC


