O Semae de Mogi das Cruzes está acelerando as obras de saneamento em núcleos isolados. No Jardim Nove de Julho, em Jundiapeba, a instalação de redes de esgoto já atingiu a marca de 3.519 metros, o que representa cerca de 64% do total previsto. As obras, iniciadas em maio, têm conclusão prevista para 2026 e contam com um investimento total de R$ 12,2 milhões do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).
O projeto é vital para a região e, quando concluído, atenderá cerca de 1.500 pessoas.
Estrutura Abrangente:
Além das redes, a autarquia avança na construção de 59 de 108 poços de visita (pontos de acesso para manutenção). O sistema completo incluirá:
- Construção de uma estação elevatória para bombeamento do esgoto.
- Instalação de 2.800 metros de rede de recalque (tubulação de condução).
- Realização de 560 ligações domiciliares.
O esgoto coletado no Jardim Nove de Julho, assim como nos sistemas do Parque das Varinhas e Parque São Martinho, será encaminhado para tratamento na estação da Sabesp, em Suzano, com um volume de captação estimado em 10 milhões de litros por mês.
Vila Mathias (Sabaúna) é a Próxima:
A prefeita Mara Bertaiolli já assinou a ordem de início para as obras de esgotamento sanitário na Vila Mathias, em Sabaúna. O investimento será de R$ 3,44 milhões, com recursos captados pela autarquia junto à Agevap. O projeto prevê a instalação de 2 km de redes, construção de 3 estações elevatórias, e o esgoto será enviado para a Estação de Tratamento de Esgotos de Sabaúna, que já está em operação desde 2020.
Outros núcleos isolados, como Biritiba-Ussu, Chácara Guanabara, Quatinga e Taiaçupeba, também serão atendidos futuramente, após a captação de novos recursos.
Créditos das fotos: Divulgação/PMMC



