FOFOQUEI MOGI - LOGO

Fique atento!

Assine nosso boletim informativo para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

[mc4wp_form id="448"]
Suzano

Suzano Inaugura o 1º Meliponário do Viveiro Municipal em Dia Especial!

O Dia da Abelha, nesta sexta-feira (03/10), ganhou um significado especial em Suzano. A Secretaria de Meio Ambiente inaugurou o primeiro meliponário no Viveiro Municipal Tomoe Uemura, no Jardim Imperador. A nova estrutura tem a missão de concentrar todas as colônias de abelhas sem ferrão já existentes no local e abrigar as futuras, tornando-se um ponto-chave para visitantes e, principalmente, para os alunos das oficinas de meliponicultura.


Educação, Sustentabilidade e Renda

A meliponicultura, que é a criação racional de abelhas nativas e sem ferrão, ganha um espaço ideal para a conservação e o aprendizado. A implantação do meliponário teve o apoio do vereador Marcio Malt e foi coordenada pelo apicultor e tecnólogo Rinaldo Silva, que ministra os cursos no Viveiro.

Rinaldo Silva destacou que o espaço é crucial para concentrar as colmeias de forma segura e didática, facilitando o manejo e o aprendizado. O profissional ressalta que a meliponicultura vai além do mel, pois promove a conservação ambiental, fortalece a biodiversidade e pode se tornar uma importante fonte de renda para os suzanenses.

O vereador Marcio Malt reforçou a importância da iniciativa, que une “meio ambiente, educação e sustentabilidade” para a população.


Colônias Nativas em Destaque

Neste momento, o novo meliponário abriga dez colônias. Entre as espécies nativas e essenciais para a polinização que podem ser vistas no local estão: jataí (Tetragonisca angustula), mandaçaia (Melipona quadrifasciata), mirim (Plebeia spp.), bugia (Melipona mondury) e iraí (Nannotrigona testaceicornis).

A Secretaria de Meio Ambiente planeja utilizar o meliponário para novas edições das oficinas sobre abelhas e levar atividades de divisão de enxames para as escolas municipais, ensinando o público sobre a propagação dessas espécies.

O secretário André Chiang afirmou que o meliponário é um passo fundamental para o desenvolvimento sustentável da cidade, fortalecendo a capacitação em meliponicultura para estimular o empreendedorismo e ajudar na polinização, vital para o equilíbrio ecológico.


Visite e Aprenda!

  • O quê: Meliponário do Viveiro Municipal
  • Onde: Viveiro Municipal Tomoe Uemura (Avenida Senador Roberto Simonsen, 340, Jardim Imperador).
  • Funcionamento: Todos os dias, das 8h às 17h.
  • Entrada: Gratuita.

Crédito das fotos: Gabriel Lima/Secop Suzano

Você também pode querer ler:

Suzano

Suzano Lança Campanha “Todas Por Elas” para Combater a Pobreza Menstrual em Março

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08/03), o Fundo Social de Solidariedade de Suzano inicia, neste mês de março,
Suzano

Profissionais da Educação de Mogi das Cruzes Recebem Treinamento de Primeiros Socorros

Cerca de 50 funcionários da Secretaria Municipal de Educação participaram, na última sexta-feira (28/02), de um treinamento de primeiros socorros