O Dia da Abelha, nesta sexta-feira (03/10), ganhou um significado especial em Suzano. A Secretaria de Meio Ambiente inaugurou o primeiro meliponário no Viveiro Municipal Tomoe Uemura, no Jardim Imperador. A nova estrutura tem a missão de concentrar todas as colônias de abelhas sem ferrão já existentes no local e abrigar as futuras, tornando-se um ponto-chave para visitantes e, principalmente, para os alunos das oficinas de meliponicultura.
Educação, Sustentabilidade e Renda
A meliponicultura, que é a criação racional de abelhas nativas e sem ferrão, ganha um espaço ideal para a conservação e o aprendizado. A implantação do meliponário teve o apoio do vereador Marcio Malt e foi coordenada pelo apicultor e tecnólogo Rinaldo Silva, que ministra os cursos no Viveiro.
Rinaldo Silva destacou que o espaço é crucial para concentrar as colmeias de forma segura e didática, facilitando o manejo e o aprendizado. O profissional ressalta que a meliponicultura vai além do mel, pois promove a conservação ambiental, fortalece a biodiversidade e pode se tornar uma importante fonte de renda para os suzanenses.
O vereador Marcio Malt reforçou a importância da iniciativa, que une “meio ambiente, educação e sustentabilidade” para a população.
Colônias Nativas em Destaque
Neste momento, o novo meliponário abriga dez colônias. Entre as espécies nativas e essenciais para a polinização que podem ser vistas no local estão: jataí (Tetragonisca angustula), mandaçaia (Melipona quadrifasciata), mirim (Plebeia spp.), bugia (Melipona mondury) e iraí (Nannotrigona testaceicornis).
A Secretaria de Meio Ambiente planeja utilizar o meliponário para novas edições das oficinas sobre abelhas e levar atividades de divisão de enxames para as escolas municipais, ensinando o público sobre a propagação dessas espécies.
O secretário André Chiang afirmou que o meliponário é um passo fundamental para o desenvolvimento sustentável da cidade, fortalecendo a capacitação em meliponicultura para estimular o empreendedorismo e ajudar na polinização, vital para o equilíbrio ecológico.
Visite e Aprenda!
- O quê: Meliponário do Viveiro Municipal
- Onde: Viveiro Municipal Tomoe Uemura (Avenida Senador Roberto Simonsen, 340, Jardim Imperador).
- Funcionamento: Todos os dias, das 8h às 17h.
- Entrada: Gratuita.
Crédito das fotos: Gabriel Lima/Secop Suzano



