Mogi das Cruzes acaba de reforçar seu status de protagonista nas políticas públicas. A cidade está representada em peso no evento “Crianças e Ação Climática: Prioridades e Compromissos rumo à COP30”, realizado em Brasília (DF).
O encontro, promovido pelo Instituto Alana e a Presidência da COP30, reúne cerca de 200 gestores, pesquisadores e líderes para debater como colocar crianças e adolescentes no centro das políticas climáticas globais.
Do Marco Legal à COP30
A presença de Mogi, representada pelo coordenador da Primeira Infância, Claudio Rodrigues, reforça a seriedade do trabalho local.
A prefeita Mara Bertaiolli destacou que a participação é crucial: “Mogi das Cruzes participa desse debate para somar à construção de soluções climáticas que reconhecem a infância como prioridade. Estamos avançando em políticas alinhadas ao Marco Legal da Primeira Infância”, afirmou.
O evento faz parte das iniciativas que antecedem a COP30 e conta com nomes de peso como Ana Toni (CEO da COP30) e Liliam Chagas (negociadora-chefe da COP30), mostrando que Mogi está no mais alto nível do debate nacional.
Políticas Locais Como Exemplo
O município se destaca por seu avanço em políticas para o desenvolvimento infantil. Recentemente, a cidade sancionou o Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI) e lançou o Monitor de Dados da Primeira Infância, que norteiam estratégias até 2035.
Programas como “Pé de Infância – Cria na Paz, Respira e Conta até 5” e a estratégia “Cinco Básicos” integram saúde, educação, assistência e meio ambiente, garantindo um desenvolvimento mais saudável e protegido para as crianças.
“Participar desse encontro é uma oportunidade para reforçar como Mogi integra educação, saúde, assistência e meio ambiente para colocar as crianças no centro das ações públicas”, disse o coordenador Claudio Rodrigues.
Mogi das Cruzes está mostrando que planejar o futuro das crianças é o melhor investimento para o futuro do planeta!
Créditos das fotos: Divulgação/PMMC



